Autor

Repórter S.O.S.

 

Data

15 de Janeiro de 2007

 

Secção

Mundo dos Passatempos [22]

 

Competição

Torneio "Os Sete Magníficos"

Prova nº 5

 

Publicação

O Almeirinense

 

 

MORREU UM ÁS DO FUTEBOL

Repórter S.O.S.

 

O automóvel estava reduzido a um montão de destroços e o corpo do seu único ocupante, o extremo direito do grupo que, nessa tarde, jogara com os campeões locais, estava carbonizado – irreconhecível…

Consegui alguns dados importantes para a identificação completa do corpo e, na verdade, só me faltava o nome da vítima.

Relembrei, então, o desafio a que assistira horas antes e onde apreciara a magnífica exibição do "team" a que pertencia o morto. Excelente, na verdade, especialmente aquela linha avançada que primava pela notável execução dos lances e rapidez que imprimia às jogadas. Cinco ases avançados; não lhes conhecia, porém, os nomes – o que não admira, pois o grupo fazia a sua estreia no burgo.

No entanto, pelo que ouvi dizer, no intervalo e já no fim do jogo, aos entusiastas presentes, pude tirar as seguintes conclusões:

– Marques, num lance pessoal, marcara o primeiro golo do encontro, aos 10 minutos; Lopes correra do seu extremo para abraçá-lo, juntamente com os seus colegas.

– O extremo direito, que nunca trocava de lugar, marcou o canto que Nunes, com um excelente pontapé, converteu no segundo golo, aos 17 minutos.

– Ernesto e Lemos não concordaram que fosse o avançado centro o designado para marcar o penalty que originou o terceiro golo, visto que, na sua opinião, quem marcara o segundo golo era o mais indicado.

– Ernesto não gostava que o seu extremo trocasse com ele, tanto mais que nunca gostara de jogar nesse lugar.

– Quando o quarto e último golo surgiu, já na segunda parte, marcado pelo ponta direita, os jogadores do grupo adversário protestaram junto do árbitro, alegando que, além do extremo, também Lopes estava fora de jogo.

 

Responda, então:

1 – Quem era o morto?

2 – Quais os lugares que os cinco jogadores ocupavam na equipa e os seus nomes?

(Nota: este é um problema que se passa cerca de 1950, altura em que as equipas de futebol utilizavam uma disposição táctica diferente da actual. Jogavam com cinco avançados – dois extremos ou pontas (esquerdo e direito), dois interiores e um avançado centro.)

 

SOLUÇÃO

© DANIEL FALCÃO