Autor

Repórter SOU EU

 

Data

2 de Março de 2025

 

Competição

Torneio do Cinquentenário de “Mistério… Policiário”

Problema nº 2

 

Publicação

Blogue Repórter de Ocasião

 

 

Solução de:

UM ENIGMA PISCATÓRIO EM SESIMBRA!

Repórter SOU EU

 

1 – Culpado de assassínio, Fernando Piteira.

2 – Se os … “testes de “resíduos de pólvoraefectuados às mãos de um dos suspeitos… revelou que ele era o assassino” … – comprovando-se que o analisado tinha disparado uma arma de fogo recentemente… então só podemos culpar o Fernando Piteira… uma vez que se fala em “mãos” ... e no caso dos manos Figueira… estes tinham as mãos cobertas de luvas… logo só poderia ser acusado – qualquer deles, como hipótese! – se os “resíduos de pólvora” fossem detectados nas próprias luvas ou restante indumentária.

3 – Fernando Piteira apresenta algumas declarações que poderemos considerar de verosímeis e aceitáveis, como a referência a uma aiola recentemente adquirida pelo rival Alberto Flores, por um preço superior em relação ao alvitrado por si, sabendo-se que estes tipos de embarcações são utilizadas para a pesca em Sesimbra, mas há uma pista deixada pela vítima que o incrimina e completa a confirmação dos “resíduos de pólvora” encontrados nas suas mãos… que é o facto de Alberto Flores, na hora da morte se ter agarrado com sofreguidão aos aparelhos de pesca que até lhe feriram as suas mãos… este indício serviu para culpar Fernando Piteira, o assassino de Flores, pois os pequenos aparelhos de pesca de chocos e polvos, como são discriminados no texto têm o nome de TONEIRA, POLVEIRA, e/ou… PITEIRA… entre outros nomes (!) e esse foi também um pormenor que não passou despercebido ao Inspector e ao Repórter SOU EU.

4 – “Aquilo que leva alguém a executar uma acção; CAUSA; MOTIVO; RAZÃO: O móbil do crime”.

Fernando Piteira nunca teria perdoado ao Alberto Flores o facto de o mesmo ter comprado uma aiola de valor mais elevado do que aquele que estava destinado a si mesmo, para a sua aquisição – independentemente das discussões relacionadas com a pesca! – e numa pequena discussão assassinou o “rival” Pescador com um tiro de pistola! A arma, posteriormente e certamente, foi entregue às autoridades após a confissão do homicídio.

© DANIEL FALCÃO