Autor

Ric Hochet

 

Data

17 de Outubro de 1986

 

Secção

Detective [10]

 

Competição

1ª Supertaça Policiária - Cidade de Almada

Problema nº 3

 

Publicação

Jornal de Almada

 

 

Solução de:

CRIME NO HOTEL

Ric Hochet

Extraído da solução apresentada por Donald Lam II

1) – A mensagem fora escrita por um criptógrafo, leitor assíduo de dicionários e literatura policial. Conhecedor do facto, fácil foi a Rick, encontrar a pista certa. Um dos livros do morto conteria a pista e num dicionário encontraria a chave. E assim foi: dentro das obras dos autores encontrados, um servia perfeitamente o fim em vista: Erle Stanley Gardner. Numa rápida visão sobre a sua obra, Rick encontrou «O Caso da Lata Vazia», que explica a ordenação dos caracteres. Seguindo a pista do próprio morto e fazendo urna simples comparação de sinónimos, Rick chegou ao dicionário: Francis – tradução inglesa para Francisco; Torre pequena – sinónimo de Torrinha: tratava-se pois do célebre léxico Francisco Torrinha.

Na análise à mensagem cifrada, uma coisa saltava à vista; o penúltimo símbolo de cada grupo de letras é sempre A ou B. Conhecido o dicionário, fácil foi concluir que isso se destinava a assinalar em qual das colunas em que se dividem as páginas do léxico havia que procurar a palavra: na 1.ª ou na 2.ª. Quanto às outras letras, pois basta reparar que apenas são utilizadas as últimas 17 letras do alfabeto. Resta então ordená-las e atribuir-lhes um nº de ordem:

I=0, J=1 K=2, L=3, M=4, N=5, O=6, P=7, Q=8, R=9, S=10, T=11, U=12, V=13, W=14, X=15, Y=16 e Z=17.

Os números à esquerda do separador (A ou B) indicarão a página a encontrar. Os da direita, o número de ordem da palavra a escolher. E assim Rick decifrou a mensagem:

580B15 = Francisco, 606B13 = Gaulês, 673A12 = Impostor, 871B1 =Obter, 988A16 = Prova, 1122A14 = Sobre, 868A6 = O, 799B3= Médico, 95B1 = Aparecer, 815A17 = Meu, 999A3 = Quarto, 921A9 = Pela e 801A15 = Meia-Noite.

Na sua busca pelo agente duplo, Rick ficou assim a saber a identidade do impostor, bem como a sua profissão. (Francisco – tradução do francês François).

Extraído da solução do Autor

2) – Só com a decifração da mensagem existirão dados suficientes para responder a esta questão. Quem o não fizer respondeu à sorte. Lido o texto chega-se ao seguinte: Quarto n.º 401, Sam Sardine, Jornalista, Pintura. 402, vago. 403, lnsp. Rick, Inspector, Cinéfilo. 404, Jack Hochetsky, Locutor de Rádio, Criptografia. 405, Michael Brandnew, Escritor Policial, Xadrez. 406, François Villeneuve, Médico, História. 407, Carlo Perlico, Cineasta, Mitologia, 408, Alexei Porterov, Crítico de Arte, Cinéfilo. 409. vago.

A seguir ao n.º dos quartos temos, respectivamente, os nomes, profissões e passatempo de cada um dos personagens.

Extraído da solução apresentada por Zé Maio Jr.

3) – Trata-se de homicídio. Elimina-se o suicídio porque:

A arma do crime encontrava-se junto à mão direita e o ferimento era no parietal esquerdo;

Não se encontrou, no quarto, a cápsula ejectada pela arma, que era uma pistola;

O alto na cabeça do morto indica que foi agredido na nuca, por trás, não podendo ter batido com a cabeça em nenhum sítio, pois encontrava-se de bruços;

Não tinha, em nenhuma das mãos, vestígios de sangue, massa encefálica ou esquírolas ósseas;

O morto tinha manifestado o desejo de falar com o Insp. Rick, à tarde e na mensagem que ia enviar-lhe, pelo que não é crível que resolvesse suicidar-se;

Pediu o jantar; quem vai suicidar-se não se preocupa com refeições;

Decidiu jantar; mudou a bandeja da mesa da entrada do quarto, onde o empregado a deixara, para cima da secretária.

Foi François Villeneuve o criminoso porque:

Só François e Sam se encontravam nos quartos à hora do crime, 18.45, como se verificou pelo relógio do morto, que parou quando ele caiu;

Sam estava a escrever o artigo sobre o atentado à vida de Hitler, levado a cabo por Stauffenberg, no dia 20 de Julho de 1944, o que é muito provável, pois foi um dos acontecimentos mais importantes desses dias;

Michael saíra para comprar o jornal, como habitualmente;

O lnsp. Rick, Porterov e Perlico estavam no bar;

François mentiu quando disse que estivera a ouvir um pouco de música entre as 18.45 e as 19.00, porque o Insp. Rick já ouvia a música no seu quarto pouco depois das 16.00;

Não foi ao cinema porque:

O filme «Stagecoach» foi realizado por John Ford e tem de duração 1.37, o que faria com que ele voltasse muito antes da 1.00 se se dirigisse directamente para o hotel após o fim da sessão, como afirmou.

François era um impostor e mentiu quando transportou o ditador Rosas para o Chile, pois este déspota viveu na Argentina.

Todas as afirmações proferidas pelos outros suspeitos estavam correctas.

© DANIEL FALCÃO