Autor

Rip Kirby

 

Data

11 de Abril de 1999

 

Secção

Policiário [405]

 

Competição

Torneio “Detective Rápido"

Prova nº 5

 

Publicação

Público

 

 

A GRANDE FINAL

Rip Kirby

 

O Grupo Cultural e Desportivo Os Amigos da Copofonia é, como o seu nome indica, uma colectividade que tem como fundamento de toda a sua actividade a honra e a glória de Baco e de outras Divindades afins. Fundada em Novembro de mil novecentos e troca o passo, é por alturas do São Martinho que a colectividade comemora o seu aniversário.

Este ano, como vem sendo hábito de há uns tempos a esta parte, para comemorar o evento, entre outras actividades foi organizado um torneio de sueca cujo êxito ultrapassou em muito as expectativas dos organizadores, tanto pelo número de concorrentes inscritos como pela sua qualidade.

Os prémios a atribuir aos finalistas vencedores e vencidos eram, respectivamente, dois barris de 50 litros de vinho e dois garrafões de 5 litros de aguardente, o que explica a razão de tão grande êxito.

Não me vou pôr agora aqui a relatar o que foi este torneio em todas as suas minudências: vou apenas referir-me à sua final e, mesmo desta, somente ao seu último jogo, pois foi este o que mais polémica provocou, além de algumas mesas e cadeiras partidas, bem como outros estragos de menor importância como foi o caso de algumas cabeças que tiveram que ir receber importantes reparações ao centro de saúde da área.

Mas deixemos estes pormenores e passemos ao que interessa.

Segundo o regulamento, a final seria disputada à melhor de três partidas. Cada partida chegava ao fim quando uma das equipas somasse vitória em dez jogos.

A primeira partida, foi ganha pela equipa dos Borrachos da Avenida, os favoritos ao triunfo final, que era constituída por André Contrapeso e Carneiro Manso. Na segunda partida, a vitória pertenceu à equipa dos Vasacopos, de que faziam parte Chiquinho da Banda e Malagueta Murcha. A terceira partida, de que se ia jogar o jogo decisivo, apresentava-se bastante renhida já que se encontrava empatada 9 a 9.

A partida decorreu sem incidentes. Porém, no final, após a contagem dos pontos um dos jogadores acusou um outro de ter feito uma jogada ilegal.

Gerou-se burburinho pelo que foi pedida a intervenção do assistente que tinha por missão resolver os problemas que porventura surgissem no decorrer dos jogos. Este depois de uma rápida análise declarou que não havia razão para reclamação e foi esta decisão que desencadeou uma autêntica batalha entre os apoiantes das duas equipas.

Foi então, quando a luta entre as duas facções rivais se encontrava no auge, que surgiu em cena o inspector Brancoutintol Cheio, também ele sócio da colectividade, com o número 1, facto que era contestado por alguns dos sócios mais antigos, que o acusavam de se ter aproveitado de ter sido o primeiro secretário-geral do clube para se atribuir a ele próprio aquele número.

Inteirado do que se passava, o inspector chamou a si a responsabilidade pela resolução da questão, para o que pediu alguns esclarecimentos, que lhe foram prestados sem demora.

O trunfo fora ouros e o jogo tinha sido iniciado por Carneiro Manso, que tinha à sua direita Malagueta Murcha e à esquerda o Chiquinho da Banda. Na sua frente, encontrava-se o seu parceiro, André Contrapeso.

A sequência das jogadas foi a seguinte:

1ª) Ás de ouros, 4 de ouros, 2 de ouros, 3 de ouros

2ª) Manilha de ouros, valete de oiros, 5 de ouros, 6 de ouros

3ª) Ás de paus, 3 de paus, rei de espadas, 4 de paus.

4ª) Ás de espadas, valete de espadas, dama de espadas, 4 de espadas

5ª) Manilha de espadas, 4 de copas, 3 de espadas, rei de ouros.

6ª) Ás de copas, 2 de espadas, valete de copas, 5 de copas.

7ª) Manilha de paus, 2 de paus, valete de paus, 2 de copas.

8ª) Rei de paus, dama de ouros, 5 de paus, rei de copas.

9ª) 6 de espadas, 6 de paus, dama de copas, 5 de espadas.

10ª) Manilha de copas, 6 de copas, rei de copas, dama de paus.

– Sim senhor, muito mal se joga à sueca nesta terra! – exclamou o inspector, quando acabou de apreciar estes dados.

– Foram feitas muitas asneiras e um jogador houve que, de facto, efectuou uma jogada ilegal. Esse jogador foi…

 

A) – Chiquinho da Banda

B) – Malagueta Murcha

C) – Carneiro Manso

D) – André Contrapeso

 

SOLUÇÃO

© DANIEL FALCÃO