Rip Kirby

CLUBE DE DETECTIVES

MISTÉRIO NO PARQUE

Rip Kirby

O autor do espancamento que provocou a morte de Joaquim Fonseca foi o António Sebastião.

Como nos devemos recordar, aos suspeitos apenas foi perguntado por onde andaram e o que fizeram na noite de 28 para 29 de Novembro. Sebastião, no entanto, teve o cuidado de mencionar que nessa noite não se havia aproximado do Marquês, o que equivale a dizer que sabia que tinha sido chamado à Polícia por algo que acontecera nas proximidades da Praça Marquês de Pombal, que, como sabemos, confina com o topo sul do Parque Eduardo VII.

O facto de Sebastião ter saído do bar com uma mulher não teria qualquer relevância, se a mulher em questão, depois de interrogada, não tivesse dado a entender que fora posta a dormir e não houvesse declarado que não sabia se ele estivera com ela toda a noite. Verificamos, assim, que Sebastião terá tentado forjar um álibi, pois havia afirmado que passara a noite com uma garota.

Há outro pormenor que, só por si, não seria de grande importância, mas que, associado aos anteriores, nos fornece uma boa indicação. Junto do morto, estava um pequeno bloco de apontamentos e uma esferográfica, o que nos sugere que ele pretendeu escrever algo que já não conseguiu; talvez o nome do seu agressor. Então, terá espetado o dedo indicador da mão direita e apontado para Sul, intencionalmente, parecendo fazê-lo para o monumento erigido algumas dezenas de metros mais abaixo. Como o topo sul do Parque Eduardo VII confina com a Praça Marquês de Pombal e o monumento que aí se distingue é o da estátua do Marquês, temos de ter isso em atenção.

Ora, todos sabemos ou deveríamos saber que o Marquês de Pombal se chamava Sebastião José de Carvalho e Melo. Portanto, ao apontar naquela direcção, a vítima deve ter querido indicar o nome do seu agressor: o Sebastião.

Finalmente, e como vimos, o comissário João Saramago havia chegado mal humorado, talvez devido à hora matinal a que o fizeram sair da cama num dia frio, mau humor esse que descarregou sobre o agente Ricardo por este não lhe ter sabido responder a uma pergunta. Reparemos, então, que o agente, antes de mostrar a sua ignorância, tinha olhado em redor. E porquê? Exactamente porque o comissário lhe perguntara pelo casal que encontrara o corpo, o qual já se tinha ido embora, sem impedimento nem identificação por parte do agente, que assim permitiu o desaparecimento de dois possíveis suspeitos.