Autor

Rip Kirby

 

Data

27 de Outubro de 2013

 

Secção

Policiário [1160]

 

Competição

Campeonato Nacional e Taça de Portugal – 2013

Prova nº 8 (Parte I)

 

Publicação

Público

 

 

Solução de:

O ÚLTIMO CASO DO INSPECTOR TRINDADE

Rip Kirby

 

Apesar da sua extensão a solução deste problema não oferece dificuldades por aí além.

Segundo Clarisse, a secretária rececionista de Vicktório Meneguci declarou que logo após a sua chegada ao trabalho apresentou-se ali uma jovem, usando um vestido azul, pedindo uma entrevista com Vicktório e para isso trazia um cartão de Geovani Meneguci.

Clarisse reparou que embora a jovem não fosse feia de todo apresentava umas feições grosseiras e no rosto, apesar do pó que o cobria, notava-se o tom escuro da pele.

Este pormenor faz-nos suspeitar de que a jovem era afinal um homem. O tom escuro da pele seria devido à barba muito cerrada.

Geovani apesar dos peritos afirmarem que a letra era a dele negou ter dado algum cartão seu a uma mulher. No entanto só as suas impressões digitais estavam presentes neste. Este pormenor mais à frente veremos qual a sua importância.

Pelas declarações de Clarisse sabemos que essa jovem era mais alta do que é normal em mulheres e o porteiro que a viu entrar reparou que ela mal se equilibrava nos saltos dos sapatos oque frequentemente acontece com homens que não estão acostumados a usa-los.

Este pormenor embora pareça importante, e deva ser mencionado, não tem a importância que parece, há mulheres que não sabem andar com sapatos de salto alto. A Margarida Pinto Correia é uma delas.

 Isto pode levar-nos à conclusão de que Geovani facilitou a entrada de um desconhecido nas instalações da administração para liquidar o tio.

Contudo os cúmplices são sempre perigosos pelo que Geovani resolveu ser ele próprio a executar o seu plano e nesta conformidade apresentou-se na empresa, vestido de mulher, logo que Clarisse chegou entregou-lhe o seu cartão de apresentação. Em presença do cartão a jovem secretária mandou que aquele que ela pensava ser uma jovem entrasse para a sala de espera.

Uma vez aqui Geovani entrou no seu gabinete e pelo corredor que comunicava com o gabinete do tio dirigiu-se para o quarto de banho deste tendo antes fechado a porta do corredor pelo lado de dentro. Um erro que o incrimina.

 Tratou de limpar o batom dos lábios e as sombras dos olhos, daí os lenços de papel manchados de vermelho. Depois tomou um banho no quarto de banho do tio para tirar os restos de pintura e eliminar os vestígios do perfume que eventualmente teria usado e de seguida foi ao seu quarto vestir-se com os seus trajes habituais. Mas teve um descuido, deixou ali a toalha de que se servira. Antes limpou todos os lugares onde poderia ter deixado as suas impressões no banheiro do tio.

Feito isto sentou-se no escritório do tio e esperou a chagada deste que não se teria feito esperar. Logo que Vicktório chegou não lhe deu tempo a tocar a campainha para chamar a secretária. Passou-lhe pelo pescoço e apertou até estrangula-lo, o cinto de seda azul que pertencia ao vestido que tinha usado para se disfarçar. Ele era bastante mais forte e novo do que o tio pelo que isso não foi tarefa difícil.

Após isto ligou pelo telemóvel para uma das cabines de telefones para serviço dos clientes e pediu para chamarem Clarisse. Como as chamadas para aqueles telefones não podiam ser transferidas para o escritório Clarisse teve que se deslocar até à portaria do lado nascente, mas afinal não havia ninguém no outro lado e ela voltou para o seu posto,

Entretanto Giovani aproveitou a ausência da jovem para sair da sala de espera e dirigiu-se para um dos corredores do lado poente e aqui usando novamente o telemóvel ligou para as cabines obrigando o porteiro a deslocar-se ali para atender o telefone.

Não se identificou e como o ruído era intenso isso não permitiu que o vigilante lhe reconhecesse a voz. Quando o vigilante foi atender o telefone ele aproveitou e escapuliu-se. Meteu-se no carro que precisamente havia deixado ali a jeito e deu uma ou duas voltas ao quarteirão até às 11 horas quando entrou pela porta do corredor que dava acesso ao escritório o que foi testemunhado pelo vigilante. Entretanto já se havia desfeito do vestido azul e dos sapatos que usara.

Entrou no gabinete do tio e deu o alarme.

E assim está desfeito o rolo armado por Geovani Meneguci.

© DANIEL FALCÃO