Autor

Rip Kirby

 

Data

15 de Março de 2015

 

Secção

Policiário [1232]

 

Competição

Campeonato Nacional e Taça de Portugal – 2015

Prova nº 1 (Parte II)

 

Publicação

Público

 

 

Solução de:

UM CRIME NO ALENTEJO

Rip Kirby

 

Alínea C – O assassino foi o Vítor.

No meu quarto, junto da minha cama, existe um relógio do tipo do usado neste problema.

Uma noite destas, ao entrar no quarto, vi o mostrador a piscar e isso deu-me a ideia para este problema. Contudo tenho uma vaga impressão de que a ideia não é inteiramente original, mas actualmente quase que é impossível encontrar algo que seja verdadeiramente original.

As velas, meio consumidas, sobre a secretária no posto da GNR fazem-nos pensar que naquele dia aconteceu um corte na corrente eléctrica na rede da zona. Essa convicção mais se acentua quando ao chegarmos ao quarto da vítima vimos o relógio eléctrico com o mostrador piscando, o que é sinal de que a energia faltou.

Não é vulgar um posto da GNR ser iluminado por velas pelo que é de acreditar que as velas que lá vimos por altura do telefonema eram novas quando lá foram colocadas. Como vimos, elas estavam meio consumidas, o que indica que elas estiveram acesas durante cerca de duas horas. O mostrador do relógio piscando no quarto da vítima marca 00:40, o que significa que a corrente eléctrica voltou 40 minutos antes.

Considerando o tempo calculado que as velas no posto da GNR estiveram a arder e a hora marcada no relógio, concluímos que o corte de corrente teria durado cerca de duas horas – o que é confirmado pela Fulgência, que não serviu o chá às 17h00, como de costume, por isso não ser possível. Naturalmente por estar às escuras. Em Dezembro num dia de temporal às 17 horas praticamente já é noite.

Esta explanação tem por finalidade apenas justificar a resposta certa.

Leonardo respondeu que desde as 16h00 estivera na varanda observando a fúria da natureza. Pode parecer uma resposta descabelada, mas eu muitas vezes, quando tenho oportunidade, faço isso, pelo que considero uma resposta aceitável. Na verdade, uma tempestade, embora perigosa, é digna de ser admirada.

Paulo afirmou que tinha chegado a casa cerca das 17h00 e já chovia a bom chover. Tomou um banho e vestiu-se como nós o vimos. A roupa molhada, no quarto de banho, é a confirmação daquilo que ele diz. Claro que isto não seria impeditivo para que ele fosse o autor do crime, mas como não temos nada mais evidente deixamos este suspeito em suspenso.

Não encontramos qualquer motivo para acusar a Fulgência, mas tal como no caso anterior também nada impede que ela tenha a sua própria culpa.

Finalmente o Vítor, que afirma ter estado toda a tarde a fazer um trabalho no computador. Como vimos, no quarto dele há um computador de secretária que precisa de energia eléctrica para trabalhar.

Portanto, não havendo energia desde perto das 17h00, concluímos que Vítor está a mentir; logo, a solução certa deste problema encontra-se na alínea C — O assassino foi o Vítor.

© DANIEL FALCÃO