Autor

Rodoviário

 

Data

28 de Novembro de 2010

 

Secção

Policiário [1010]

 

Competição

Campeonato Nacional e Taça de Portugal – 2010

Prova nº 10 (Parte II)

 

Publicação

Público

 

 

Solução de:

MORTES NA ESTRADA

Rodoviário

 

A hipótese correcta é a D: O homem podia estar a relatar a verdade.

A principal questão tem a ver com os horários em que se passam as diversas situações. Numa leitura linear das horas, parece haver impossibilidade, uma vez que o relógio analógico marca 1h44m, o da condutora 1h45m e o talão do consumo no bar apontava 1h40m. Se o homem tinha uma deficiência motora que o impedia de se deslocar com rapidez e a distância era significativa, parece haver mesmo uma impossibilidade de ser aquele homem o mesmo que saiu do bar e que fez os disparos.

Mas os acontecimentos ocorreram na madrugada do último domingo de Outubro, porque se fala da última semana de Outubro e das célebres “febres”, que eram as loucas “febres de sábado à noite” e na madrugada do último domingo há sempre a mudança para a hora de Inverno, em que os relógios são atrasados em 60 minutos às duas horas da manhã.

O bar ainda mantinha a hora de Verão, como deve fazer até ao seu encerramento. Mas os relógios da condutora e do carro já estavam devidamente actualizados, porque havia um avião a tomar e esse era à hora “nova”, como é confirmado pelo teor do telefonema feito para casa a cerca de três horas do voo, que era às 4h50m. Ou seja, feito por volta da hora do desastre.

© DANIEL FALCÃO