Rubro Pálido

Prova nº 2 (Parte II)

QUE GRANDE GOLO

Rubro Pálido

Existem teorias que afirmam que um problema policiário para que assim possa ser considerado tem que ter um crime para desvendar. Outros teóricos são de opinião que o importante é existir um mistério para esclarecer.

No caso presente nem há crime nem mistério, há apenas uma pequena dúvida para tirar e é isso que eu vou propor aos nossos confrades policiaristas.

Li num recorte de um jornal desportivo uma parte da reportagem de um jogo de futebol da 1ª liga portuguesa. O recorte estava rasgado por isso não foi possível ler a reportagem completa, contudo foi possível ler algo referente a um golo que o autor da reportagem considerava extraordinário.

Só com estes elementos seria impossível escrever um texto em que houvesse algo para esclarecer. Porém quis o destino que passado não muito tempo me viesse parar às mãos um vídeo, em não muito bom estado, mas onde me foi possível avaliar a opinião do repórter que escreveu a reportagem desse jogo. Foi realmente um grande golo.

Não sei quais os clubes que estavam em confronto pois tal não se encontrava mencionado no recorte do jornal e as imagens estavam a preto e branco devido ao mau estado do vídeo, só posso adiantar que um dos contendores tinha o equipamento com listas verticais enquanto o outro tinha também listas, mas estas horizontais.

Na grande área dos horizontais, vou nomeá-los assim para poupar espaço, viam-se quatro defensores para além do guardião que fazia uma grande estirada para tentar evitar que a bola entrasse na sua baliza mesmo ao ângulo superior do seu lado esquerdo. A aparatosa estirada foi inútil. A bola já tinha entrado.

Na esquina dessa grande área, á direita para quem ataca, estava o vertical nº 10 com o corpo inclinado para a esquerda e apoiado no seu pé esquerdo enquanto a perna direita se encontrava quase na horizontal tendo o pé mais ou menos á altura da cintura.

Junto ao poste da baliza dos horizontais, em nítida posição irregular estava um vertical com os braços no ar. Não foi possível ver o número deste elemento, mas podemos afirmar que ele não tocou na bola.

Na meia-lua dessa mesma área estava o atleta n.º 9 dos verticais também com os braços levantado e na esquina contrária, também de braços elevados o atleta n.º 5 dos verticais.

Também perto da área se via o árbitro com o braço direito apontando o centro do terreno.

Nesta altura o vídeo sofre uma interrupção e quando retorna todos os jogadores horizontais rodeiam o juiz da partida, alguns deles apontando para o vertical que no momento do golo estava em posição irregular.

Pergunta-se:

A – O golo foi marcado pelo vertical nº 9;

B – Ou teria sido o vertical nº 5;

C – O Juiz anulou o golo por fora de jogo do atleta que estava junto ao poste da baliza adversária;

D – Ou teria sido o atleta nº 10 o autor do golo.

Esclarecimento do autor: Para que não aconteçam polémicas sobre qual era cada uma das equipas em campo, faz-se este esclarecimento de que em Portugal existem vários clubes com as camisolas listadas na vertical. Exemplos: O F.C. Porto, o Marítimo, o Vitória de Setúbal, o Nacional, o Olhanense, etc. etc... Com listas horizontais temos o Sporting C. Portugal, o Sporting da Covilhã, o Lusitânia dos Açores e muitos outros clubes filiais do Sporting C. de Portugal.