Autor

Rui Gabriel

 

Data

19 de Outubro de 1978

 

Secção

Mistério... Policiário [188]

 

Competição

Torneio “4 Estações 78" | Mini C – Verão

Problema nº 3-B

 

Publicação

Mundo de Aventuras [264]

 

 

Solução de:

EXPERIÊNCIA FALSIFICADA

Rui Gabriel

 

Na realidade existe um pormenor, de extrema importância, que levou o engenheiro a suspeitar de uma fraude… Esse pormenor «destruiu» a invenção do jovem «inventor».

E qual é esse pormenor?

Ora o «raio desintegrador» foi anunciado como algo que conseguisse desintegrar tudo aquilo que o seu raio de acção alcançasse. Várias vezes, no texto, é feita tal afirmação: «…Certo era que o jovem disse tratar-se de um «raio desintegrador» capaz de desagregar e volatizar toda e qualquer matéria…».

Ora, assim sendo, esse pormenor reside no facto do «raio desintegrador» ter, aparentemente desintegrado os objectos que estavam em cima da mesa e não ter desintegrado essa mesma mesa! É impossível, se o raio fosse realmente o «raio desintegrador», que este tivesse somente desintegrado algumas matérias e outras não, quando todas se encontravam expostas à mesma experiência! E, para confirmar estas premissas, no texto, lê-se: «Numa (mesa), encontrava-se o misterioso aparelho, metálico e reluzente e que apontava na direcção da segunda (mesa)…». Portanto, não somente aos objectos que por cima dela repousavam…

© DANIEL FALCÃO