Autor

Sargento Roy

 

Data

1 de Dezembro de 1989

 

Secção

O Detective [85]

 

Competição

Torneio Sintimex

Problema nº 1-A

 

Publicação

Jornal de Almada

 

 

QUEM DISPAROU CONTRA O DR. PETER?

Sargento Roy

 

Uma bela manhã de primavera, quando o telefone do sargento detective Williams retiniu, Williams pressentiu que algo de anormal se passara. Ao pegar no telefone teve a confirmação do seu pressentimento.

– Williams… por favor venha imediatamente O meu pai acaba de ser assassinado!…

O detective conheceu a voz assustada da filha do Dr. Peter, grande defensor dos direitos dos negros, raça a que também pertencia. Rapidamente entrou no carro e dirigiu-se à mansão do famoso advogado.

A mão nervosa de Mary (filha do Dr. Peter), conduziu-o à biblioteca onde, sobre a alcatifa, jazia o cadáver. Uma primeira observação indicou ao detective que o Dr. Peter tinha sido morto com um tiro disparado de frente, atingindo-lhe o coração. Por baixo da secretária, Williams viu uma cápsula de bala, mas não lhe tocou, fingindo que a ignorava.

Williams começou a ouvir o depoimento de um dos suspeitos. Tratava-se de Sharlie Davis, secretária do advogado há alguns anos e também de raça negra.

«– O Dr. Peter pediu-me que fosse à sala do arquivo buscar um processo que recentemente estudava. Quando entrai na biblioteca encontrei-o a discutir com o motorista! Ele, depois empunhou a sua arma e matou o Dr. Peter!…»

Seguidamente falou a filha da vítima, Mary.

«– Entrei na biblioteca e observei o meu pai caído, enquanto Sharlie chamava assassino ao James (motorista). Não deixei ninguém ausentar-se do mesmo local e telefonei ao senhor detective

O outro suspeito, o motorista, que usava luvas negras e tinha sido contratado apenas há três semanas, de raça branca, disse ao detective:

«– Todas as manhãs venho à biblioteca saber se o Dr. Peter precisa do carro. Hoje, quando entrei, viu-o caído sobre a alcatifa. Corri ao seu encontro para o ajudar. Matinha chegado junto, dele, Sharlie Davis apareceu e começou a acusar-me de tê-lo morto! É falso, eu não matei ninguém.»

Depois de o detective ouvir o motorista, perguntou-lhe:

– Possui alguma arma?

– Tenho apenas este revólver, que me foi entregue para proteger o doutor.

Williams observou a arma. Cheirou-lhe o cano. Abriu-lhe o tambor e viu que faltava uma bala.

– Um dos dois mente! – exclamou e concluiu na direcção de Davis e James.

– Se o culpado não se acusar tenho de o entregar forçosamente à polícia!… – sentenciou friamente.

 

Agora, pergunto:

1) – Quem está a mentir e assassinou provavelmente o Dr. Peter?

2) – Porquê?

 

SOLUÇÃO

© DANIEL FALCÃO