Autor

Autor não identificado

 

Data

15 de Março de 2006

 

Secção

Mundo dos Passatempos [2]

 

Publicação

O Almeirinense

 

 

QUEM ATACOU ZÉ MIGUEL?

Autor não identificado

 

Cresceu a fama do leitor detective. Na medida em que vai desenvolvendo os desafios que se lhe deparam, mais hábil e desenvolta se revela a sua mente, na arte da dedução… Vejamos: Zé Miguel, um moço seu conhecido, inicialmente uma das vítimas, descobriu e denunciou à polícia o duo de delinquentes que se dedicava ao roubo de bagagens em carros estacionados. Os hábeis larápios, o Caramelo e o Nuno Furtivo, foram presos. Soltos depois pela intervenção do advogado (pois não houvera flagrante delito, ainda que fosse encontrada mercadoria na sua posse), com regras de prevenção até ao julgamento! A partir de então haviam pronunciado ameaças à integridade física do rapaz, ameaças que incluíam a vida se fosse depor em Tribunal contra eles.

O leitor preocupado encarrega-se da protecção do Zé Miguel. Este naquela noite, refugiara-se num quarto junto à garagem que transformara em escritório pois ia iniciar a satisfação do recente vício secreto de coleccionar selos. O leitor passou e parecendo-lhe ouvir um grito bateu à porta e acabou por abri-la com as suas chaves mestras. Encontrou o Zé caído sobre a mesa, repleta de selos, mas vivo. Não sabia quem o atacara – disse – por recebera a pancada por detrás e o agressor acabara por sair pela janela que dava para a rua contrária à porta. O leitor observa tudo em silêncio e, verificando que o moço não carecia de cuidados médicos e só se preocupava se perdera algum selo, mandou-o para casa e dirigiu-se ao Bar onde se costumava encontrar com o inseparável par. O leitor chamou-os de parte e interrogou-os.

O Caramelo descarta-se de imediato. O leitor não desarma e pergunta-lhe quando vira o Zé Miguel pela última vez. Com ar de poucos amigos, o suspeito responde desabridamente: – Não o conheço. Não quero conhecer e tenho raiva a quem o conhecer…

Já o Furtivo foi mais cordato: – Já não o vejo há cerca de três semanas, altura em que lhe disse que não devia meter-se na vida dos outros e ocupar-se mais com a sua colecção de selos… O leitor declarou então que o Zé fora atacado. E tinha a certeza que o autor da agressão fora o Furtivo.

 

Pergunta-se: Porque suspeitou o leitor do Furtivo?

 

SOLUÇÃO

© DANIEL FALCÃO