Autor

Sete de Espadas

 

Data

12 de Janeiro de 1947

 

Secção

Mistério e Aventura [1]

 

Publicação

Jornal de Sintra

 

 

CRIME OU SUICÍDIO?

Sete de Espadas

 

O Inspector Charles Hardy foi chamado com urgência a casa do escritor Luiz King, porque este tinha sido encontrado morto no seu escritório.

Introduzido no palácio e depois no gabinete de trabalho do escritor, Charles Hardy verificou que o corpo se encontrava caído sobre a secretária, o braço esquerdo em cima do tampo e o direito caído ao longo da cadeira. No chão, uma pistola sem impressões digitais e em cujo carregador faltavam algumas balas. Um orifício perto da orelha e ligeiramente chamuscado mostrava que a morte tinha sido causada por uma bala disparada a pouca distância.

Depois de em silêncio ter analizado todos estes pormenores, pediu ao criado que fizesse as suas declarações. Este disse:

«Como o fazia todas as noites, cerca das 10 horas dirigiu-se para a porta do escritório e bateu 3 pancadas, avisando desta maneira que o jantar estava na mesa. O tempo passou e como não era hábito do escritor fazer-se esperar mais do que um quarto de hora, cerca das 10 e meia voltou, batendo e chamando em voz alta. Como não obtivesse resposta, espreitou pela fechadura e viu o escritor na posição em que ainda está. Como não tinha chave, visto que a única Yale que existia estava sempre em poder do escritor, chamou o cozinheiro preto, Jacob, que o ajudou a forçar a porta, verificando depois nada haver a fazer, porquanto do orifício junto à orelha do escritor saía um fio de sangue… Mesmo do escritório telefonou para a polícia e nem ele nem Jacob saíram de lá. Tudo isto poderá ser confirmado por…».

– Muito obrigado, já sei como as coisas se passaram!

– Caros colegas, como resolveu Charles Hardy mais esse problema?

© DANIEL FALCÃO