Autor

Sherlock Holmes e Dr.a Watson

 

Data

6 de Julho de 1978

 

Secção

Mistério... Policiário [173]

 

Competição

Torneio “4 Estações 78" | Mini C – Verão

Problema nº 1-A

 

Publicação

Mundo de Aventuras [249]

 

 

UM PEQUENO PORMENOR…

Sherlock Holmes e Dr.a Watson

 

Sherlock Holmes e a Dr.a Watson entraram no escritório da firma de correctores «Landand Weed», onde tinham sido chamados pelo comum amigo inspector Gregson. Este cumprimentou o detective e a doutora e logo os informou do sucedido.

– Um dos sócios da firma, Clark Land, tinha sido morto pelo sócio Arthur Weed. Em legítima defesa, segundo Weed afirmava…

Gregson mandou chamar Weed e quando este entrou, ao conhecer Holmes, disse-lhe:

– Foi legítima defesa, Mr. Holmes! Foi um acidente… Eu estava à janela… Tinha tido uma violenta discussão com Clark, e fui até ali para relaxar os nervos na esperança de que ele se acalmasse também. Encontrava-me de pé, deliciando-me com o sol que filtrava fortemente através da vidraça, quando vi o reflexo de Land no vidro. Ele corria para mim, parecendo louco, com um taco de golfe acima da cabeça, para me agredir… Virei-me e consegui aparar o taco… Para o afastar, empurrei-o… Ele cambaleou e tropeçou no tapete e, ao cair desamparado, foi bater com a cabeça na esquina da mesa… Foi um acidente…

– Que acha Holmes? – perguntou Gregson. – Eu acho que ele diz a verdade, e você?

Holmes acendeu o cachimbo e deu uma fumaça antes de responder:

– A história não é má… Aceita-se bem. Mas há um pequeno pormenor que me intriga bastante… e é isso que me obriga a incriminá-lo por «homicídio…» – Parou em suspenso e depois acrescentou: – Elementar, meu caro Watson, não acha?...

 

Pergunta-se:

1 – A seguir a «homicídio», deve acrescentar-se «voluntário» ou «involuntário»?

2 – Justifique pormenorizadamente a sua opinião.

 

SOLUÇÃO

© DANIEL FALCÃO