Autor

Telmo

 

Data

19 de Outubro de 1978

 

Secção

Mistério... Policiário [188]

 

Competição

Torneio “4 Estações 78" | Mini C – Verão

Problema nº 3-A

 

Publicação

Mundo de Aventuras [264]

 

 

Solução de:

INDÍCIO FATAL…

Telmo

 

1 – O cúmplice foi o professor Paulo Queirós, encarregado da secção Neptuno.

2 – É evidente, que o sinal é a chave do problema.

Para o decifrar é necessário saber a que espécie ele pertence… Sim! Porque existem muitos sinais com sentidos convencionais.

O próprio texto faz-nos pensar que os sinais são astronómicos: o Centro de Pesquisas Astronómicas (C. P. A.) e a lista dos suspeitos com as suas respectivas secções com os nomes de vários planetas do nosso sistema solar.

Depois deste raciocínio é preciso arranjar os sinais com o próprio significado… Não é difícil… Pois no Dicionário Prático Ilustrado, de Jaime Séguier, em «sinal» traz alguns com o nome do planeta que representam.

A lista que aparece no referido dicionário é a seguinte:

 

 

Como se pode verificar o sinal que o professor Teixeira deixou corresponde à secção Neptuno… por conseguinte o cúmplice é o professor Paulo Queirós.

Ah! É verdade! Mesmo sem a lista dos sinais astronómicos poderíamos descobrir o culpado. Como? Fácil!... Não nos esqueçamos que o sinal apresenta em cima da circunferência um tridente, isto é, uma forquilha que tem três pontos ou dentes (na mitologia é o cepto de Neptuno ou Posidon, deus dos mares).

Esta pergunta pode ter duas soluções como se pode constatar… É isto o que me parece…

© DANIEL FALCÃO