Autor

Tenente Langelot

 

Data

20 de Janeiro de 1977

 

Secção

Mistério... Policiário [97]

 

Competição

Torneio "Primeiro Passo Deductivo"

Problema nº 4

 

Publicação

Mundo de Aventuras [173]

 

 

Solução de:

CRIME NO HOSPITAL…

Tenente Langelot

 

1.o – O culpado foi o 2.o suspeito, Fred Coningan.

2.o – Fácil será chegar a essa conclusão, ao atentar-se no seguinte:

a) O sargento Tom recomendara ao guarda 375 «para se manter na sala do assassínio, a fim de continuar a impedir a entrada de quem quer que fosse». Daqui se poderá inferir que, além dos agentes policiais mais nenhum dos intervenientes tinha conhecimento dos pormenores relacionados com o crime. Consequentemente…

b) Como saberia ele que a morte da sua colega enfermeira fora ocasionada por dois tiros? Segundo afirmou no interrogatório preliminar, no momento do crime, estava fechado numa cabina telefónica revestida de cortiça, portanto, à prova de som, dado que aquele produto é um excelente isolador sonoro. Logo, é evidente, não poderia ouvir os disparos…

c) Dado os cuidados havidos no isolamento do aposento onde se verificou o crime, fácil será depreender que os agentes policiais pretendiam ocultar tudo quanto com ele se relacionasse. Assim sendo, é deveras comprometedora a utilização da palavra «morta», aquando do seu depoimento, porquanto refere uma particularidade que não deveria conhecer, isto é, que a vítima era do sexo feminino.

3.oa) O primeiro suspeito, o médico John Smith, está ilibado, muito embora tivesse com ele uma «Deringer», porquanto essa arma dá um só tiro de cada vez – já que terá de ser preparada para novo disparo – circunstância que impossibilitaria verificarem-se «dois tiros seguidos»… Além disso, a ser culpado, não se apresentaria com uma arma dado que o seu primeiro cuidado, decerto, seria desfazer-se dela, mesmo que não fosse a utilizada no crime…

b) Quanto ao terceiro suspeito, o médico-ajudante Frank Brown, o seu álibi parece sólido, pois é confirmado por um doente e não será de admitir conivência deste com aquele.

© DANIEL FALCÃO