Autor

Tony Cooper

 

Data

7 de Agosto de 1975

 

Secção

Mistério... Policiário [21]

 

Publicação

Mundo de Aventuras [97]

 

 

UMA GRANDE AMIZADE…

Tony Cooper

 

Eram quatro inseparáveis amigos desde as campanhas de guerra que fizeram no Vietname… Frank Bell, Jim Calhoun, Fred Green e Red Kelly.

Uma vez por mês reuniam-se e festejavam essa amizade. Nesse dia reuniram-se em casa de Frank Bell, o conhecido pintor… Comeram bem e beberam melhor… Frank casara, precisamente, dois meses antes com Jenny Wendall, que fora atá há um ano noiva de um dos quatro…

A certa altura da noite, fizeram-se as despedidas habituais… Antes, porém, fora combinado que o próximo encontro seria em casa de Jim Calhoun.

Duas horas depois, Frank Bell, sozinho no seu estúdio, dava os últimos retoques numa bela pintura… De repente, abriu-se a porta que dava acesso ao estúdio e entrou um dos amigos, de pistola em punho… Com silenciador…

Frank inquiriu:

– Que pretendes fazer?

– Frank, roubaste-me a mulher que amava e por isso jurei que te mataria. Esse dia chegou!

– Eu sabia que nunca me perdoarias por Jenny me ter preferido…

De súbito a pistola vomita o seu raio de morte, num disparo quase à queima-roupa, e Frank, ao receber no peito a bala assassina, rodopia sobre si, arrastando na queda o cavalete com a bela tela acabada de pintar… O assassino disparou ainda mais duas vezes sobre as costas do seu antigo companheiro de guerra… Depois afastou-se pela porta por onde antes entrara para o estúdio. Frank mexeu-se muito lentamente, conseguiu agarrar um pincel e sobre a bela tela pintada ainda conseguiu fazer um longo traço a tinta amarela… Depois, mais lentamente ainda, sentindo a vida a esvair-se pelos buracos abertos pelas balas, num último e derradeiro esforço, pega noutro pincel e faz por cima daquele um outro traço a tinta azul… E foi tudo… Chegara ao fim… O corpo humano, naquelas condições tem limites… Foi a última vez que conseguiu pegar num pincel… Estremeceu… Ficou arrefecendo…

 

Tony Cooper, tenente da Secção de Homicídios, chegou ao local do crime, onde já se encontrava o médico legista, um fotógrafo e vários polícias. De seguida deu várias olhadelas pelo local e perguntou:

– Alguém mexeu nalguma coisa?

Responderam que tudo se encontrava na mesma.

Tony analisava quanto via… Deteve-se na bela tela pintada e argumentou para o seu ajudante, o sargento Steve Agnew:

– Porque seria que esta bela pintura ficou assim inutilizada de alto a baixo com um traço e uma cor em dois tons?... Tenho a impressão de que a vítima, antes de morrer, quis-nos indicar qualquer coisa…

– Chefe, sou da mesma opinião

– Steve, dá-me a lista que disseste que tinhas com os nomes dos amigos da vítima que ontem se reuniram…

Tony Cooper analisou a lista e disse para o ajudante:

– Steve… Ou me engano muito ou já temos o criminoso… Vamos!

 

01 – Quem calcula que seja o criminoso?

02 – Como foi que Tony Cooper chegou a essa conclusão?

 

SOLUÇÃO

© DANIEL FALCÃO