Autor

Tuga Indomável

 

Data

14 de Agosto de 2016

 

Secção

Policiário [1306]

 

Competição

Campeonato Nacional e Taça de Portugal – 2016

Prova nº 7 (Parte II)

 

Publicação

Público

 

 

BRUXARIA EM FASE DA LUA

Tuga Indomável

 

A estrada estreitava muito e só dava passagem a uma viatura de cada vez. O automobilista meteu travões a fundo, colocou o carro em ponto morto e saiu apressadamente, correndo imediatamente pelos campos, deixando mesmo a porta aberta.

Os condutores que vinham atrás, foram parando e olhavam para o corredor que prosseguia a sua estranha prova… Os acompanhantes dos outros condutores debruçavam-se para cima deles, tentando seguir tão insólita situação. De repente, eram dezenas de pescoços virados para a direita, num ritual estranho.

Para onde ia ele tão apressado?

Ninguém conseguia dar uma resposta, para além da usual “pirou de vez!”

O desacato foi tal, com trânsito parado e engarrafamentos monstruosos, que a polícia teve de acorrer ao local. Como o carro estava a trabalhar, parecia ser uma operação fácil remover a viatura para um local menos conflituoso, mas a verdade era outra e a polícia não queria assumir a responsabilidade de entrar no carro e eventualmente destruir provas.

Depois de muito tempo de paragem, lá veio a polícia especializada em recolher indícios e verificar que não havia nada no carro que pudesse ser perigoso, bombas ou outros engenhos.

Finalmente, tudo serenou e o condutor foi identificado como um emigrante português neste país, o que fez com que a polícia se pusesse em campo para o apanhar e tentar saber porque fizera tal coisa.

Alguns dias depois foi detido e no interrogatório contou uma história que parecia irreal. Uma bruxa tinha-lhe dito que nunca deveria conduzir em noites em que no céu brilhasse a lua em forma de “C” porque isso traria muito mal para ele e para a família. Foi por isso que ele, ao olhar para o céu e ver a lua daquela maneira, só pensou em largar o carro e fugir para o mais longe que conseguisse…

Agora, passados poucos dias, já com a lua a brilhar em todo o seu esplendor, a profecia da bruxa não se realizaria e por isso ali estava, para pedir desculpa pelos transtornos, mas a pedir que não fossem muito duros com ele, porque com bruxarias não se deve brincar.

O comandante nem sabia se devia rir de tão caricata explicação, tudo parecia tão estúpido que nem dava para acreditar, mas como tinha havido um grande pandemónio, não lhe restava outra alternativa que não passasse pelo juiz.

O que se passou no tribunal, nunca viremos a saber, mas o nosso emigrante já regressou em definitivo a Portugal e jura a pés juntos que jamais voltará a…

 

A – Inglaterra;

B – Moçambique;

C – Brasil;

D – Angola.

 

SOLUÇÃO

© DANIEL FALCÃO