Autor

Verbatim

 

Data

23 de Outubro de 2016

 

Secção

Policiário [1316]

 

Competição

Campeonato Nacional e Taça de Portugal – 2016

Prova nº 8 (Parte II)

 

Publicação

Público

 

 

Solução de:

NA ROTA DO VINHO

Verbatim

 

A pessoa de quem o empregado desconfiava era António Serralves, sendo C a alínea a escolher.

No presente caso, “galego branco e via pela pata” só conjuga com a sub-região de Cima-Corgo (Douro), onde encontramos a marca de vinho “Olho no Pé” que inclui um branco feito com a casta de uva Moscatel Galego. E como António Serralves estava encantado com os vinhos brancos de Cima-Corgo, seria ele, pelo que o empregado de mesa observou e JJ averiguou, quem muito provavelmente teria surripiado a boquilha de Simão Mata.

O conhecimento ou a descoberta da marca de vinho “Olho no Pé”, que se liga à expressão “via pela pata”, sob a qual existe um vinho branco feito com uva da casta Moscatel Galego, que nos remete para um “vinho de galego branco”, o qual podemos verificar ser produzido na sub-região de Cima-Corgo (Douro), era, portanto, o ponto crítico deste desafio.

Quem desconhecesse a marca “Olho no Pé” acabaria por “tropeçar” nela ao pesquisar na net e só por distracção não a ligaria à insólita expressão “via pela pata”. Assim, uma vez que se falava de vinhos, castas de uvas utilizadas e regiões onde eles são produzidos, deveria procurar conjuntos de palavras, para busca na net, que englobassem alguns dessas características genéricas. Verificaria que, digitando “galego branco”, “galego cima corgo” ou “branco cima corgo”, entre outras possibilidades, lhe apareceria a marca “Olho no Pé”, com um vinho branco produzido a partir da casta Moscatel Galego na sub-região de Cima-Corgo.

Há trinta anos, um problema como este criaria sérias dificuldades aos concorrentes. Hoje, com o recurso à internet, chega-se à solução com relativa facilidade.

© DANIEL FALCÃO