Autor

Vítor Hugo

 

Data

22 de Novembro de 1956

 

Secção

Quem Foi?

 

Competição

Torneio dos Produtores

XVII Problema

 

Publicação

Mundo de Aventuras [380]

 

 

Solução de:

UM CASO ESTRANHO

Vítor Hugo

 

a) O autor da morte do ilustre historiador foi a sua jovem esposa.

b) A chave do enigma está, como não podia deixar de ser, no lacónico bilhetinho encontrado na mão do morto. Vejamos, portanto, qual o significado daquelas palavras:

«Havia no direito romano duas modalidades de casamento: casamento CUM MANUM e casamento SINE MANUM.

(Em verdadeiro rigor jurídico, porém, deve antes falar-se de dois actos completamente distintos: casamento e conventio in manum; mas não tem interesse estarmos a discutir aqui estes assuntos). No casamento cum manum, que parece ser a forma mais antiga – a única primitivamente admitida – a mulher transita da família de origem, para a família do marido; deixa de estar submetida a potestas do seu primitivo pater, ou a auctoritas do seu tutor, para ficar submetida a potestas (poder) do marido (se ele já é pater famílias, ou a potestas pater do marido (se este é ainda filius familiares)». O curioso, no casamento cum manum, é que a mulher fica colocada na posição jurídica, para todos os efeitos familiares e patrimoniais, de filha do próprio marido (in loco filiae) e de irmã, portanto, dos seus filhos.

De posse destes conhecimentos, Jorge de Melo com facilidade descobriu o significado do bilhetinho, e com ele a identidade do culpado.

© DANIEL FALCÃO