Autor

Vítor Hugo

 

Data(s)

12 de Dezembro de 1957

 

Secção

Quem Foi?

 

Competição

Torneio Vítor Hugo

 

Publicação

Mundo de Aventuras [434]

 

 

Solução de:

“O TINTEIRO ENTORNADO”

Vítor Hugo

 

A frase latina, que terá feito abrir muito dicionário e incomodado muito amigo, não tinha afinal a importância que se podia imaginar. É certo que é ela que nos vem dar a chave do problema, mas esta não se encontra na sua tradução, mas sim no seu autor. Numa tradução livre, a frase quer dizer: «Serás Rei, se governares com Justiça, se o não fizeres, não serás». Mas não era isto que nos interessava, mas sim quem a proferiu: Santo Isidoro, Bispo de Sevilha. A partir daqui já nós não temos, aparentemente, dificuldades…

A frase sublinhada pelo morto, só podia incriminar o seu criminoso (?), alguém que se chamasse Isidoro e que tivesse necessidade de dinheiro. Como o sobrinho precisava de dinheiro, esperou o momento em que o visitante saiu, cometeu o delito e roubou o dinheiro, aproveitando para levar uns documentos, para incriminar o colega do tio.

Seria isto que o culpado pretendia fazer crer à polícia. Mas, e aos nossos leitores não pode ter passado despercebido, a morte foi instantânea. Uma pancada na base do crânio provoca morte imediata, portanto o infeliz cientista não podia, de forma alguma, sublinhar a frase incriminadora. Só o autor do delito o podia ter feito. Como já verificámos que não podia ser o sobrinho, uma vez que se não iria incriminar – se o tivesse feito, não tinha necessidade de roubar, pois recebia a herança – só podia ter sido o Dr. Carlos de Sousa. Inconformado com o seu insucesso matou o colega, roubou os documentos, produto laborioso do infeliz investigador, e preparou toda a cena – frase e roubo do dinheiro – para assim incriminar o sobrinho da sua vítima. Mas o tiro saiu-lhe pela culatra. «O culpado seria severamente castigado» e tinha o merecido castigo como era seu desejo…

© DANIEL FALCÃO