Autor

- Viseu

 

Data

Maio de 2004

 

Publicação (em Secção)

O Lidador… das Cinzentas [4]

 

 

Solução de:

O PROBLEMA DAS CONTRADIÇÕES

Zé - Viseu

 

Não duvido que toda a gente identificou as contradições que o autor disfarçou (pouco) sob a forma de brincadeira dos intervenientes.

O Dias assimilou, correctamente, as linhas norteadoras da obra do Poeta, que o professor dera nas aulas. Mas… ao contrário de Ricardo Reis (e outros…), Antero de Quental não é um heterónimo de Fernando Pessoa. Antero é um grande poeta e pensador (injustamente colocado em segundo plano por quem elabora os planos escolares), anterior ao primeiro Modernismo (o de Pessoa).

O Raul viu o Grande Prémio da Austrália deste ano, totalmente dominado por Schumacher e pela Ferrari. Mas… “esqueceu-se” de que “Schummy” não partiu com o semáforo verde. Na Fórmula 1, os carros arrancam quando se apagam os semáforos vermelhos!

Quanto ao Tó, nota-se que está a par do programa do Rock in Rio 2004. Mas… “trocou” o nome do vocalista dos Guns N’ Roses, que é (como muito bem sabem) Axel Rose e não Bryan Mc Fadden (este faz parte da ”boysband” Westlife e pôs, recentemente, em estado de choque as fãs, ao anunciar que vai abandonar a banda, para se dedicar… à família).

Resta-me dizer que todas as personagens são reais. O professor Gustavo sou eu (o mais “tolo” do grupo). A Rita e o Artur são os meus filhos, que abandonaram a Alves Martins (como alunos) há já alguns anos. O Dias, o Tó e o Raul são “velhos” colegas, de todos os dias, que deixaram as carteiras liceais há 40 anos! Unem-nos, a todos, laços enormes… e o bom gosto de sermos benfiquistas e ferraristas (já sei… ninguém é perfeito!).

Por isso, este texto é a mais singela (mas muito sentida) homenagem que eu poderia prestar aos melhores filhos e aos (alguns dos…) melhores amigos do mundo!

© DANIEL FALCÃO