Orientadores

Conbatis e Aldimas

(Pedro Manuel da Conceição Baptista e Alcínio Dias de Matos Serras)

 

Datas

De 25 de Maio de 1984

Até 28 de Dezembro de 1984

 

Publicação

Jornal de Abrantes

 

 

 

DIVIRTA-SE

 

CAPÍTULO ÚNICO – HISTÓRICO

 

Em mais uma diligente escavação, nos conjuntos de papéis que me dificultam a circulação cá na oficina/arquivo, encontrei mais um pequeno lote de recortes, desta vez do semanário regional: «JORNAL DE ABRANTES».

JdABRANComo tinha apenas uma dúzia de exemplares, nem todos seguidos, e onde faltavam os primeiros números, recorri à Biblioteca Pública Municipal do Porto (BPMP), para tentar dar continuidade a este ficheiro.

Por sorte, esta série do jornal encontra-se arquivada em números soltos, o que nos permite requisitar fotocópias dos exemplares que nos faltam.

No cabeçalho da secção, que acima reproduzimos, encontramos alinhados, os tipos de passatempos que se podem encontrar na ementa, e que são: PALAVRAS CRUZADAS – TESTES – SURPRESAS – CHARADAS – PROBLEMAS POLICIAIS - POLICIGRAMAS.

Assim, constatámos que a secção N.º 1 – 2.ª Série, fora publicada em 25 de Maio de 1984. Na sua apresentação, após a indicação dos dicionários adoptados, escrevia-se:

*   *   *   *   *

Divirta-se«Jornal de Abrantes» vai reiniciar esta sua secção que foi, durante muito tempo, voz ao serviço das Palavras Cruzadas e das Charadas.

Não podemos iniciar, imediatamente, a publicação de palavras cruzadas em virtude do sistema de impressão do jornal.

Estamos, porém, a envidar todos os esforços no sentido de resolvermos, rapidamente, esta situação.

Entretanto, para podermos começar a publicar os nossos passatempos, necessitamos que nos sejam enviados trabalhos.

QUE TIPO DE TRABALHOS?

Vamos tentar fazer duas secções diferentes com publicação quinzenal.

Uma dedicada ao policiário e tentar dar mais uma ajuda para o renascimento deste tipo de passatempo e outra dedicada ao charadismo e ao cruzadismo. 

Não podemos publicar nada que necessite de gravuras, pois o nosso jornal não é ainda impresso em off-set.  

Noticiava-se no n.º 8 (27.07. 84), que o próximo mês seria de férias no jornal, e serviria para se pensar, reflectir e estudar a obtenção dos prémios para o Grande Torneio de Centenário do «Jornal de Abrantes».

Ao mesmo tempo, iremos elaborar o Regulamento do Torneio de Problemística Policiária, podendo desde já os nossos amigos ir pensando em algumas produções. 

Porém, só no n.º 11, de 28 de Setembro de 1984, encontraríamos material referente ao policiário, porque ali se anuncia um torneio da especialidade, e se publica a primeira parte do regulamento, que transcrevemos a seguir.

 

Torneio de Problemística Policiária

«Jornal de Abrantes», e na sua secção «DIVIRTA-SE» organiza um Torneio de Problemística Policiária nas modalidades de Produção e Decifração e que se regerá pelo Regulamento que a seguir publicamos.

 

REGULAMENTO – PRODUÇÃO:

1 – Farão parte deste Torneio todos os problemas que nos forem enviados até ao próximo dia 15 de Novembro.

2 – Os problemas não poderão ter quaisquer desenhos, fotografias ou diagramas, por dificuldades de publicação.

3 – Não deverão exceder as duas folhas de papel A4 dactilografadas a 2 espaços, dada a falta de espaço com que lutamos.

4 – Os problemas serão classificados por uma individualidade bem conhecida dos policiaristas, e qua para isso vai ser convidada.

5 – Todos os problemas terão um prémio, como estímulo para o trabalho que os produtores terão de desenvolver.

6 – Na altura devida serão dados a conhecer os prémios que iremos ofertar.

E concluía-se: E posto isto, ficamos a aguardar o envio das vossas produções. Entretanto num dos próximos números publicaremos o Regulamento do Torneio de Decifração.

E como como ensaio, para saber “Como está a sua memória?” publica-se o primeiro parágrafo duma famosa novela dum grande escritor policial português, perguntando-se como exercício, qual o título da novela e de que autor se trata.

Quase totalmente, o espaço das secções, era preenchido com problemas de Palavras Cruzadas, e encontramos nos concorrentes ou consulentes, bastantes nomes conhecidos das actividades policiárias, noutras rubricas da especialidade.

Nunca nesta secção, foi publicado qualquer problema policial. Não se justifica, pois, a elaboração dum quadro de listagem cronológica das publicações.

O último exemplar da secção que encontrámos, foi o n.º 21 – 2.ª Série, com data de 28 de Dezembro de 1984, onde se publicava um problema de Palavras Cruzadas, e onde os coordenadores desejavam a todos um Ano Novo muito Feliz, com um abraço amigo dos sempre ao dispor, CONBATIS e ALDIMAS. 

 

Consultámos o «Jornal de Abrantes», na Biblioteca Pública Municipal do Porto, até ao publicado em 21 de Junho de 1985. Isto é, os 20 primeiros jornais daquele ano, mas não voltámos a encontrar a secção. Presumimos, por isso, que o n.º 21, tenha sido a sua derradeira manifestação.

 

NOTA:

Fazendo fé de que houve uma 1.ª série da secção, vamos pesquisar o «Jornal de Abrantes», para trás, a ver se encontramos a pioneira, e mais para a frente, a ver se esta 2.ª reapareceu mais tarde.

João Artur Mamede

27 de Novembro de 2018

© DANIEL FALCÃO