Publicação: “O Almeirinense”

Data: 15 de Fevereiro de 2008

 

 

Torneio Domingos Cabral

 

 

 

 

TORNEIO DOMINGOS CABRAL

 

SOLUÇÃO DO PROBLEMA Nº 5

 

SONHO OU PESADELO?

Autor: Daniel Falcão

 

Este enigma, dedicado ao Inspector Aranha (actualmente Zé dos Anzóis) convoca os textos das provas que constituíram o Campeonato Nacional 2006-2007, promovido pela Secção PÚBLICO – Policiário, sob a orientação de Luís Pessoa (ou, se quiserem, Inspector Fidalgo).

As inconsistências, que até poderiam ser oito, tantas quantas foram as provas do Campeonato Nacional, são quatro:

(1) A rainha do crime, Agatha Christie, não tem nenhum romance com o título indicado: “O Crime do Expresso do Oriente”. Existe, isso sim, “Um Crime no Expresso do Oriente”.

(2) A canção “Save the Last Dance for Me”, embora cantada por Michael Bublé, em 1960, não é um dos seus originais. Foi composta por Doc Pomus e Mort Shuman, em 1960, para os Drifters.

(3) Por um lado, quando o Aranha saiu de casa, seriam aproximadamente 3 horas (tinham passado quase três horas após a meia-noite) e a maré já vazara completamente. Por outro, quando o Aranha observa o corpo na piscina refere a luminosidade proveniente da Lua Cheia. Acontece que, por volta daquela hora, em qualquer dia do ano: se está Lua Cheia, a maré está em preia-mar; ou, se está baixa-mar, a Lua estará em Quarto Minguante ou em Quarto Crescente. Logo, não é possível, simultaneamente, a maré ter vazado completamente e estar Lua Cheia.

(4) O tiro escutado pelo Aranha não foi o responsável pela morte da pessoa encontrada na piscina, pois não aparece sangue em lado nenhum: nem a escorrer do buraco de bala no meio da testa, nem na piscina cuja água está límpida. Assim, aquela pessoa foi morta noutro local e lançada, depois, dentro da piscina. Só que... um corpo morto lançado à água não fica a boiar; afunda imediatamente.

E pronto, estes são os pormenores essenciais; outros haverá que permitirão aos três Zés distinguir as melhores soluções.

© DANIEL FALCÃO