Autor

A. Coelho

 

Data

20 de Julho de 1978

 

Secção

Mistério... Policiário [175]

 

Competição

Torneio “4 Estações 78" | Mini C – Verão

Problema nº 2-B

 

Publicação

Mundo de Aventuras [251]

 

 

O LATÃO DO LEITE…

A. Coelho

 

O detective Acácio acaba de ser chamado pela sr.a Fernanda, dona de uma quinta, a quem lhe roubaram o seu latão do leite.

Após a chegada do detective, a sr.a Fernanda explica-lhe:

– Estava a «arranjar-me» para ir ao médico quando ao sair, reparo que o latão não estava no seu lugar habitual. E como o camião da recolha do leite apenas passa entre as 10 e as 10.15 horas…

– A senhora suspeita de alguém? – cortou o detective.

– Bem… – hesitou ela ao responder. – Dos três malandrecos do vizinho, sr. João Vítor, tudo há a esperar. O Balacó, o mais velho, o Zé Manel, o do meio, e o Cesário, o mais novo, são três pestes capazes de tudo… Não me admiro que qualquer deles me levasse o latão de leite, na esperança de o vender à cooperativa, e assim ficarem com o dinheiro… Tudo é possível!...

– Já percebi… Não será má ideia passar por casa deles para conversar um pouco…

 

Bateu à porta e foi atendido pelo pai dos três cataclismos… Ao ser posto ao corrente da história ficou fulo e deu carta branca ao detective para actuar.

Mais tarde, tinha este registadas as seguintes declarações:

Balacó – Eu sou um rapaz muito metódico e asseado… Um lugar para cada coisa… e cada coisa a seu tempo. Das 10 às 10.15 horas passei o aspirador no meu quarto. À quarta-feira é o meu dia da «grande limpeza». Não autorizo que ninguém a faça por mim…

Realmente, e na verdade, o quarto do rapaz estava que era um brinco.

Zé Manel – Eu sou um fanático por selos… Entre as 10 e as 10.15 horas, precisamente, estive a ouvir o programa filatélico, no meu rádio. Se quer, posso repetir-lhe tudo quanto o professor João Paulo disse acerca do nosso selo, publicado a semana passada…

Cesário – Eu sei que estou inocente! Quando a senhora Fernanda diz que lhe roubaram o leite entre as 10 e as 10.15 horas eu asseguro que, nesse espaço de tempo estive a ver os «Jogos Olímpicos», de Inverno, na TV. Por azar faltou a corrente às 10.05, mas sempre na esperança de ser falta rápida, e porque estava bastante interessado, esperei… Não veio assim tão depressa pois que demorou ainda uns dez minutos, tal como percebi pela continuação do programa…

Depois de registadas as três declarações de possíveis suspeitos – os três malandrecos! – o detective Acácio ainda apontou mais, que:

1 – O Cesário tinha a canela direita esfolada e andava com muita dificuldade, coxeando…

2 – O Balacó dormira, toda a semana, no divã da sala de estar…

3 – O Zé Manel, tem um velho rádio, de corrente, mas ainda em muito bom estado…

4 – O latão do leite da senhora Fernanda, era muito pesado para ser levado só por um dos malandrins, mas… às vezes… sabe-se lá!...

5 – O Zé Manel, assina o «Jornal dos Filatelistas», que recebe todas as terças-feiras…

 

Tudo aquilo conseguiu o detective apurar… e nós quase sabemos tanto como ele. Quase tanto, porque não «vimos», nem «estivemos»… como ele. Mas isso não impede que não sejamos capazes de responder às perguntas que lhe bailavam no cérebro… que podiam ser:

 

1 – A quem atribuiu as culpas do desaparecimento do latão do leite?

2 – Exponha, e desenvolva, convenientemente, o seu raciocínio.

 

SOLUÇÃO

© DANIEL FALCÃO