Autor

A. C. R.

 

Data

Abril de 1978

 

Secção

Enigma Policiário [25]

 

Competição

I Grande Torneio de Divulgação

4º Problema

 

Publicação

Passatempo [47]

 

 

Solução de:

CRIMINOSO APRENDIZ

A. C. R.

 

Se Osvaldo Brito era tão mau nos seus negócios como o foi nesta tentativa de, por caminhos errados, tentar resolver a sua precária situação financeira, não admira realmente que aqueles não caminhassem bem. De facto foi assaz imperfeita a sua actuação, como se verifica. Vejamos:

Se «durante a noite, por volta das 3 horas, sentira barulho no escritório, levantara-se para ir ver e fora surpreendido por um assaltante que o agrediu na cabeça, caíra desmaiado e sé acordara havia minutos», como explica então o facto de se apresentar NATURAL E COMPLETAMENTE VESTIDO?

Por outro lado, agressão bastante violenta teria que ser aquela, para o manter inanimado tantas horas – desde as 3 até de manhã. Assim, como se explica que não apresentasse VESTÍGIOS FÍSICOS dessa agressão?

Bastante importante também o facto de que, se a cola tivesse sido efectivamente derramada às 3 horas, estaria de manhã PARCIALMENTE SECA, e nunca FRESCA, como se entornada poucos minutos antes, como sucedia…

Finalmente, porque estava o cofre ABERTO e não ARROMBADO?

Não seria esta última hipótese mais lógica, tratando-se de um roubo perpretado por assaltante desconhecido, como se pretendia fazer crer? E de nenhuma forma podemos admitir que Osvaldo Brito deixasse o cofre aberto, com apreciável quantia no seu interior, que não era sua e se comprometera a guardar. Perante tao má encenação, a sua culpabilidade não deixou pois dúvidas aos investigadores por ele próprio chamados.

© DANIEL FALCÃO