Autor

Adaptação de original estrangeiro

 

Data

Janeiro de 1949

 

Secção

É o leitor um bom detective?

 

Competição

Concurso do Problema Policial

Problema nº 6

 

Publicação

Altura – nº 20

 

 

 

“NUMA TARDE DE VERÃO…”

Adaptação de original estrangeiro

 

Numa tarde de Verão, Clarence apareceu morto no seu quarto. Este era um dos dois pequenos compartimentos que formavam o lado esquerdo do 1.º andar do prédio. Para eles, subia-se por uma escada que servia os vários andares e que dava acesso à casa de Clarence, por uma porta abrindo para dentro. Esse dentro era um pequeno «hall» sem janelas, abrindo por um arco para o quarto de dormir. Este quarto tinha apenas uma janela deitando para o pátio do senhor William cuja saída se fazia unicamente pela casa deste. A porta tinha sido arrombada e mantinha corrida a lingueta da fechadura. As chaves estavam caídas dentro do «hall», a menos de um palmo da porta arrombada. A janela, de guilhotina, estava fechada.

A polícia mantém presos dois suspeitos: William e Gregory. Sabe que ambos tinham motivos para matar Clarence, mas não há, à primeira vista, qualquer indício seguro. Poderá o leitor ajudá-la?

William afirma que ouviu barulho e entrou pela janela que estava aberta; viu o seu vizinho morto e a porta arrombada e fechada. Assustou-se, receando que o culpassem. Não mexeu em nada e saiu novamente pela janela, que fechou cautelosamente por fora para evitar suspeitas da polícia. Depois, mais calmo, achou preferível apresentar-se voluntariamente e contar o sucedido; foi ele quem avisou a polícia.

Gregory foi preso por ter sido reconhecido a descer a escada do quarto da vítima. Afirma que não entrou no quarto, porque ao chegar lá viu a porta arrombada e ouviu passos dentro do aposento. Receando qualquer coisa desagradável, afastou-se imediatamente; mas não tão rapidamente que não fosse reconhecido pelo porteiro.

 

Pergunta-se: dos dois suspeitos, qual foi o criminoso?

Qual das versões pode ser verdadeira? Porquê?

 

SOLUÇÃO

© DANIEL FALCÃO