Autor

Agente Kapa

 

Data

Novembro de 1977

 

Secção

Enigma Policiário [20]

 

Competição

Volta a Portugal em Problemas Policiais

8ª Etapa

(Lagos – Odemira – Santiago de Cacém – Grândola – Alcácer do Sal – Setúbal)

 

Publicação

Passatempo [42]

 

 

 

 

 

 

 

Solução de:

ACONTECEU NA MADRUGADA

Agente Kapa

 

«A verdade iniludível do patético acontecimento» poderá ser encontrada através da eliminação, um a um, dos vários suspeitos, Vejamos como fazê-lo, segundo a ordem por que foram interrogados.

Na parte final da solução, alguns «pensamentos» de três intervenientes da história, completarão o nosso trabalho.

O TRABALHADOR – É ilibado no próprio texto. Mas acentuemos que foi ele quem deixou inscritas as pegadas bem vincadas no solo.

FAUSTO – Foi o primeiro a sair do local do crime e possui um alibi sólido – a presença do médico.

RENATO – Seria um excelente suspeito, uma vez não possuir um alibi convincente. Digamos que não tinha motivo para o delito (era um bom credor) e, quer no texto, quer nas palavras que proferiu, nada existe que o inculpe.

Três pormenores pretenderam criar dificuldades: o primeiro, reside no aspecto limpo das suas botas; porém, isso terá de ser considerado natural num homem retratado como «snob». O segundo pormenor reside no «gasto chinó» com que ocultava a calva. Com efeito, os cabelos encontrados na camisa do morto, «transmitindo uma sensação de arestas vivas», e que eram «negros por reflexão e avermelhados à transparência» não pertenciam, de forma alguma, ao gasto chinó usado por Renato, que ele para mais coçava constantemente. Uma terceira «rasteira» foi lançada ao referir-se que Renato era o mais alto – e, portanto, o mais apto (?) a simular o enforcamento. Claro que isto não o inculpa, tal como a afirmação de que a «morte tinha sido um fim justo» para Olavo.

MENDES – É o homem da voz irritante e que, apressado por natureza, quando chega «já sabe tudo»! E por que não? Se foi avisado telefonicamente (e não foi pelo Inspector, pois este não lhe dirigira antes qualquer palavra), é de admitir que lhe tivessem dito algo sobre o enforcamento do Velho. Aliás, como até sucedeu em relação a Henrique. Natural, portanto, o seu desabafo de que «falido como estava só lhe restava uma solução… antes que alguém se lhe antecipasse». (A palavra amizade não imperava naqueles gananciosos jogos de cartas).

O seu alibi é até convincente, pois garante que a mulher e a família dela (sem especificar o grau de parentesco) estiveram com ele até de madrugada. É um típico exemplo de agricultor apressado e «fala barato», até sem motivo aparente para qualquer crime, pois era o maior credor.

Também se fosse culpado não iria falar, por certo, da forma como o fez. Não é Mendes o suspeito que procuramos. Tal como se pode referir para os anteriores, nada existe no texto nem no depoimento que o possa inculpar categoricamente. E é assim que, por exclusão de partes, nos resta HENRIQUE. Um Henrique que, curiosamente, é o que mais fala no texto… e o último a ser interrogado. Curiosamente, é o único que evidencia um instrumento susceptível de ter produzido os golpes e que usava sempre. Curiosamente, é o último (com o Mendes) a sair de casa do Velho, e quando já chovia. Curiosamente, é ainda o único que se sabe ter saído, bastante cedo de sua casa e naquela fatídica madrugada. Neste campo de conjecturas, nenhum outro surge com tantos «predicados» para ser suspeito.

Mas só isto não seria suficiente para o inculpar. Para além disso – e o que é fundamental – Henrique MENTIU nas suas declarações. É, aliás, o único que mentiu deliberadamente, Vejamos em quê:

1.º) – O pormenor de por “largo tempo» ter disfrutado de visibilidade com a luz vinda do quarto de Renato – o único aposento que dava para o seu caminho. Tal não seria possível numa noite em que ele corria para fugir à chuva… e duma luz que provinha dum quarto, necessariamente –e pelo menos –com as vidraças fechadas. (Renato só acendeu a luz quando lá chegou e, porque estava a chover, por certo teria cerrado a própria janela. Entretanto, até surgir a luz, Henrique já estaria algo afastado).

2.º) – O Inspector informou-o que Olavo se tinha suicidado – por duas vezes isso transpira no texto. Fê-lo, aliás, intencionalmente – para o pôr à vontade. Quando o viu usar (por instinto) a «longa navalha de que nunca se separava» atirou-lhe de chofre a «casca de bananas: «foi com essa arma que o matou?» Ora a pergunta era inconsequente a mais, na aparência: se houve um suicídio, porque considerava a seguir a questão de crime? E o «nosso homem» respondeu também de forma inconsequente: «Porque havia de o fazer?» – disse. Quer dizer que NÃO SÓ NÃO RESPONDEU DA FORMA MAIS NATURAL (por exemplo: «o quê?! Não me disse que Olavo se matou?), COMO NÃO REFUTOU OU ESTRANHOU A POSSÍVEL EXISTÊNCIA DE GOLPES NO CADÁVER.

Logo, Henrique sabia, interiormente, que o corpo havia sido violado. Quando serenou e falou seguidamente Repare que não possuía razões para lhe fazer mal») já era tarde para desfazer o erro da sua resposta impulsiva.

3.º) – Outra mentira, aliás muito flagrante e importante nesta solução, reside no factor tempo: Nunca as primeiras chuvadas da Estação poderiam causar «prejuízos enormes» nas sementeiras. E que sementeiras? Vinha? Pomar? Horta? Claro que não, pois a única referência é para cereais. No caso do milho, sabe-se que é descamisado e debulhado digamos na transição Setembro/Outubro, meses em que não há outras sementeiras.

Por outro lado, ele saíra muito cedo de casa, por volta das 6,30 horas (sensivelmente duas horas e meia antes do «rápido» das nove). Portanto, era ainda bastante escuro, tal como o texto evidencia, para que pudesse divisar os tais «prejuízos enormes».

Henrique é, por conseguinte, o frustrado homicida. E dizemos frustrado, porque quis matar… mas chegou tarde para o fazer. É, assim, o suspeito que se nos afigura dever punir.

Olavo morreu, efectivamente, por suicídio. O investigador viu isso imediatamente; como é óbvio, o texto não podia mencionar que o corpo apresentava a língua deitada para fora, espuma na boca e narinas, hemorragia nasal, possível ejaculação de esperma, etc. Todavia, muito claramente, referia que as feridas apresentavam «os bordos pálidos, lívidos e um pouco retraídos».

Tecnicamente, isto garantia que OS GOLPES FORAM DESFERIDOS APÓS A MORTE DE OLAVO.

Portanto, simplesmente, houvera suicídio. Um suicídio que o texto tanto pretendeu sugerir… sobretudo porque «tudo estaria normal se não fossem aquelas feridas».

 

O Pensamento de Olavo

«Não tenho outra saída, arruinado como estou. Isolado, sem família, cada vez ficarei mais empenhado. Hoje será o meu último jogo. Quando eles saírem… Atarei a corda, colocá-la-ei à volta do pescoço e, depois, afastarei a cadeira… E deixarei de ter problemas…

O Pensamento de Henrique

“Já reavi algum dinheiro, mas tenho de receber mais. O melhor é voltar lá, pois assim a chover não haverá ninguém. Baterei à porta e, sem palavras, ameaçá-lo-ei com a navalha e cobrarei o que puder, pois o Velho já me deve pouco.

«Gaita para o tempo, que não vejo quase o caminho. Já me enlameei todo! Mas que é isto: a porta aberta?! O Velho não responde! Que se passará? É melhor entrar – mas tenho que descalçar-me, se não ficará tudo marcado de lama,

«Meu Deus»! O maldito enforcou-se! Velho infame!

…Doido de raiva e frustração, Henrique desferiu os desnecessários golpes, mas que horas antes seriam mortais. Quando voltou à entrada da casa, na pressa de calçar-se e desaparecer dali, nem sequer se lembrou da porta.

Que continuou aberta para a madrugada…

O Pensamento do Inspector

«Claro que «tudo estaria normal» (no texto) se não fossem os golpes. Caramba! Não é vulgar ver assim um suicídio com o corpo desrespeitado. Já tenho a primeira ideia. Veremos agora quem deu as navalhadas depois da morte legal. (É evidente que ninguém iria matar o Velho e fazer a cena de suicídio. Seria estúpido e, para mais, QUEM O PODERIA FAZER SOZINHO, SENDO O VELHO TÃO FORTE?). Mas… e os cabelos??

«Já ouvi o Fausto, Renato e Mendes. Nenhum deles o fez. Vejamos o que dirá agora o tal Henrique. Aguardemo-lo.

«Pronto! Lá se «estendeu» ele ao comprido. Até uma navalha trouxe!

Que santa ingenuidade para afastar suspeitas…

«Ah!... agora preciso resolver a questão dos cabelos. Não são naturais, pelo que teoricamente podem pertencer a uma cabeleira postiça. Mas estando tão gasto o chinó de Renato, isso não é possível. Como é que os cabelos aparecem na camisa do desgraçado? E donde provêm, com aquelas características?

«Uf! Lá meti eu os pés na lama. Que tempo… e que férias as minhas (logo o camponês se havia de lembrar que eu estava cá)! Deixa-me sentar aqui, à procura de melhor inspiração. O campo é bonito, sem dúvida, e o dia hoje promete. Belas maçarocas, estas. O velho obteve uma boa colheita – em milho e palha.

«Claro! É isso! Os cabelos são barbas de milho. É natural que Olavo os tivesse, pois era o seu trabalho de agora. E elas pegam-se tanto...

Não me desculpo por ter tardado tanto a minha segunda ideia

© DANIEL FALCÃO