Autor

Às de Oiros

 

Data

13 de Abril de 1950

 

Secção

Os Casos do Inspector Lister

 

Competição

I Torneio do C.D.M.A. – 1950

Problema nº 1

 

Publicação

Mundo de Aventuras

 

 

Solução de:

“UM RELÂMPAGO FURTIVO RASGOU…”

Às de Oiros

 

1 – Foi o sobrinho do morto!

2 – O mordomo comunicou ao sobrinho a morte do tio, mas não lhe falou no roubo do cofre, porque este só mais tarde foi conhecido: no entanto, quando se dirigiu ao Inspector, não lhe perguntou pelo criminoso, mas sim pelo ladrão. E, se já tinha conhecimento do roubo, é porque tinha sido ele o autor?

 

A melhor solução – Comissário Jojuta (publicada a 27 de Abril de 1950)

 

Foi o sobrinho do morto o autor do roubo e da morte. Baseio esta afirmação nos seguintes factos:

Aquele jovem bastante excitado que entrou na sala, inquirindo imediatamente o Inspector, não podia ser outro se não o sobrinho, que se descaiu, quando declarou: – «Então, Inspector? Já descobriu o ladrão? Espero que sim!»

Como poderia ele fazer tal pergunta, se não soubesse da ocorrência dum roubo em casa do tio? É certo que o mordomo lhe telefonara, comunicando-lhe a morte do tio; porém, se ele desconhecia os factos, como poderia fazer uma declaração daquela natureza, tanto mais que o Inspector mandara recolher todos os habitantes da casa aos seus quartos, no momento em que ele entrou? Daqui se conclui que o sobrinho, depois de cometer os dois delitos, saiu de casa, dando tempo a que se descobrissem as ocorrências, e apareceu, então, fingindo desconhecer o sucedido, mas logo atraiçoado pelo seu subconsciente…

© DANIEL FALCÃO