Orientador

Inspector Lister

 

Datas

De 15 de Setembro de 1949

Até 15 de Junho de 1950

 

Publicação

Mundo de Aventuras

 

 

 

OS CASOS DO INSPECTOR LISTER

 

PRIMEIRO CAPÍTULO – HISTORIAL

Pesquisa e elaboração de “Jartur”, que agradece ma1aos seus Amigos (C.A.C.D.) Carlos Alberto Carvalho Dias, e a Alberto Gonçalves, da loja/espectáculo, “Tintim por Tintim”, que me cederam as suas colecções, sem as quais não teria sido possível realizar este trabalho.

João Artur Mamede

 

«O MUNDO DE AVENTURAS» n.º 1 apareceu em 18 de Agosto de 1949, dirigia-se a jovens de todas as idades, e publicava-se à quinta-feira.

Os estudiosos da banda desenhada e das histórias aos quadradinhos, já escreveram tudo o que havia a escrever sobre a existência dessa publicação, cujo primeiro cabeçalho foi desenhado por Carlos Alberto Santos.

A mim, ainda que “adorador” da banda desenhada, sobre a qual já escrevi centenas de páginas, só importa, agora, preservar, para memória futura, no Arquivo Histórico da Problemística Policiária Portuguesa, os problemas policiais, que se publicaram nas secções policiárias nesse jornal inseridas.

No n.º 5 de «O MUNDO DE AVENTURAS» publicado em 15 de Setembro de 1949, apareceu uma nova página, de passatempos, que já vinha sendo anunciada desde os primeiros números.

Acima, a toda a largura da página, em letra de imprensa, o título:

PARA ENTRETER, INSTRUIR E RECREAR

Num texto dirigido AO LEITOR indicava-se a futura orientação da página, referindo-se algumas das modalidades raciocinativas, recreativas e culturais que ali se apresentariam.

E uma delas, para nós a mais interessante, e a única que se destina ao nosso MA”ARQUIVO”, era a problemística policiária, materializada na rubrica: OS CASOS do Inspector Lister.

Incluídos nos concursos promovidos pela página que aqui se designa, (e para cuja participação se exigia o envio dum cupão ali inserido), foram utilizados apenas quatro problemas policiais, que publicaremos no segundo ficheiro deste trabalho.

O último desses Casos do Inspector Lister, foi publicado no M.A. n.º 10, (27.Outubro.1949), mas manteve-se, ainda, a publicação de soluções e classificações. Em todos, intervinha o “Inspector Lister”, que começou também, no n.º 11, (27.Outubro.1949) como orientador da secção, a motivar os leitores, para a fundação do «C.D.M.A» = «Clube de Detectives do Mundo de Aventuras».

E, as suas motivações, no M.A. n.º 13, já começavam a indicar a forma de concorrer como Produtor ao 1.º grande torneio, inter-sócios, para o qual se aceitavam, a partir dessa data (10.Novembro.1949), problemas policiais nas condições seguintes:

1.ª – Cada sócio só pode concorrer com um problema.

2.ª – A exposição do problema não deve exceder meia folha de papel de máquina de escrever.

3.ª – O autor assinará com o seu nome completo, indicando a morada e localidade. Mencionará, também, o pseudónimo, se o usar.

4.ª – Para concorrer é absolutamente, indispensável, ser sócio do «C.D.M.A.» e manter em dia o pagamento das suas cotas. 

Para se ser sócio, basta enviar o nome e a morada, uma fotografia no formato de passe, e um selo de UM ESCUDO, todos os meses. A importância das cotas destina-se à aquisição de prémios para os torneios.

Quem será o sócio n.º 1? Em breve o saberemos, por intermédio de sorteio.

Entretanto, a página «Para Entreter Instruir e Recrear», continuava a sair sem problemas policiais, e continuava a campanha de angariação de sócios para o «C.D.M.A.», tendo alguns leitores enviado desenhos para o emblema.

Em 15 de Dezembro de 1949, n.º 18, no seu habitual espaço dirigido aos «Cedemealistas», o Inspector Lister inseriu o problema policial «CHEQUE-MATE», original do consócio que se encobre sob o pseudónimo de «Amigo», como estímulo e exercício prático, a anteceder o torneio que se avizinha. A solução deste problema foi publicada algumas semanas mais tarde, no n.º 23.

MANo M.A. n.º 26, em 9 de Fevereiro de 1950, o Inspector Lister apresentou o Regulamento para o 1.º Torneio do «C.D.M.A.», no que respeita aos Decifradores. E na semana seguinte, ocupou-se dos Produtores, e apresentou o desenho do emblema do «C.D.M.A.», que ao lado reproduzimos, da autoria de João Correia Guerreiro Mendes. Em fita enlaçada, a divisa do Clube: «CONTRA O MAL PELA JUSTIÇA».

Não interessa aqui apresentar o Regulamento do Torneio, o que faremos no ficheiro que se ocupará de todo o seu expediente.

Esse 1.º Torneio do «C.D.M.A.», iniciou-se no n.º 28 de «O Mundo de Aventuras», com a publicação do primeiro problema. Seguiram-se em semanas consecutivas até ao sexto, que veio no M.A. n.º 33, em 30 de Março de 1950.

No n.º 34, para variar o Inspector Lister fez uma pausa no certame em curso, para, como ele escrevia:

para lhes apresentar um problema da minha modesta autoria, original e inédito, baseado no mais belo aspecto do Problemismo Policial, e que maior número de reais vantagens concede aos amadores deste excelente desporto intelectual: a trilogia «Observação – Introspecção – Dedução». Não devo jactanciar-me quanto à dificuldade do problema, no que diz respeito à sua solução lógica e irrebatível. Contudo, em nada se parece com as «brincadeiras» que comecei por apresentar na página «Para Entreter, Instruir e Recrear», destinadas, simplesmente, a criar novos adeptos para a causa, e, por vezes, tão fáceis, que deram origem a certas desconfianças quanto à minha capacidade no assunto…

E, com mais um parágrafo dentro do mesmo estilo, com justificações e críticas desnecessárias, que não me interessa avolumar, inseria-se o problema QUAL DAS TRÊS?, original de Ch. Mph. Lister, com a seguinte nota:

Problema, Extra-Torneio, oferecido a todos os «Cedemealistas», com vista especial aos que se consideram Mestres na matéria, desejando-lhes, cordialmente, o mais completo êxito, prova evidente da sua competência e categoria.

Na semana seguinte não houve problema, para dar lugar à solução, classificações e considerações sobre o primeiro problema do torneio.

Seguiu-se o problema n.º 7, e depois a solução do segundo, com classificações e comentários, alguns verdadeiramente desnecessários, quando se trata de criar ambientes propícios à sã camaradagem e harmonia da Família Cedemealista. Mas… vamos em frente!

Até ao n.º 41, foram-se apresentando e comentando as soluções dos problemas até ali apresentados, mas nos dois números seguintes, foi anunciada a ausência da secção, facto assim comentado no n.º 44, em 15 de Junho de 1950.

Razões de força maior, ditadas por recentes determinações superiores, quanto à orientação das publicações infanto-juvenis, levaram-me a suspender, durante dois números, esta nossa Secção, cujos moldes haverá que modificar um pouco, alterando, até, possivelmente, o 1.º Torneio em curso.

Quero crer, contudo, que todos saberemos adaptar-nos às novas directrizes, em harmonia com o estabelecido superiormente, para que esta Secção prossiga o caminho em tão boa hora encetado, com grata satisfação para todos nós.

Assim, apenas me compete, por hoje, pedir-lhes que aguardem, calmamente, o novo regulamento por que haveremos de nos reger, sem incorrermos em falta para com as referidas determinações, com as quais, afinal, nada teremos a perder.

 Publicava-se, abaixo, a solução premiada do problema n.º 5, seguindo-se-lhe as palavras finais.

E de todos me despeço, por hoje, recordando-lhes que o n.º 2 de X MAGAZINE continua à venda, em vias, felizmente, de se esgotar como o n.º 1.

Abraça-vos o vosso

Inspector Lister

 

Esse número, o 44, de 15 de Junho de 1950, foi o último dessa primeira série de «O MUNDO DE AVENTURAS», em grande formato, com 29x41cm, ao preço de 1$50, que dizia em rodapé: «UM NÚMERO RECHEADO DE SURPRESAS E EMOÇÕES.

A surpresa maior, foi para nós, fiéis leitores, o seu, felizmente temporário, desaparecimento!

 

 

SEGUNDO CAPÍTULO – PROBLEMAS

Nota:

Não tenho ainda assegurado, como definitivo, se o citado “Inspector Lister, é uma criação de Roussado Pinto, ou de José de Oliveira Cosme, à altura Chefe de Redacção desse jornal infanto-juvenil. Creio, porém, tratar-se deste último, já que antes, Roussado Pinto criara, para os seus problemas policiais, o jornalista Lee Still e o Inspector Lorrimer.

Se entre os meus leitores, estiver alguém que possa esclarecer esta dúvida, desde já agradeço tal informação.

João Artur Mamede

 

Elaborado um primeiro ficheiro, onde guardámos um breve historial desta publicação, vamos, neste segundo ficheiro, transcrever todos os problemas policiais, e foram apenas quatro, inseridos nesta série. Como nenhum dos casos teve título de apresentação, vamos referenciá-los, com algumas palavras do seu texto inicial. Faremos acompanhar cada um dos casos (que constam do quadro abaixo) da respectiva solução.

Não poderemos apresentar uma lista dos “sherlocks” que participaram nesta série de problemas policiais, porquanto, nas listas de classificações se englobam os concorrentes de todas as modalidades de passatempos incluídos.

 

OS CASOS DO INSPECTOR LISTER

MA #

Data

Prob. #

Título / Texto inicial

Autor

5

15.09.1949

1

O INSPECTOR ABEIROU-SE DA JANELA...

Inspector Lister

7

29.09.1949

2

AINDA SE VIAM, NO FUNDO DO COPO...

Inspector Lister

9

13.10.1949

3

NO SEU QUARTO DE CAMA, O CORPO...

Inspector Lister

10

20.10.1949

4

SÓ POR MILAGRE, O DESVENTURADO MOÇO...

Inspector Lister

 

 

TERCEIRO CAPÍTULO – SÉRIE C.D.M.A.

 

O Inspector Lister, como orientador da secção, começou também, no n.º 11, (27.Outubro.1949) a motivar os leitores, para a fundação do «C.D.M.A» = «Clube de Detectives do Mundo de Aventuras».

E, as suas motivações, no M.A. n.º 13, já começavam a indicar a forma de concorrer como Produtor ao 1.º grande torneio, inter-sócios, para o qual se aceitavam, a partir dessa data (10.Novembro.1949), problemas policiais nas condições seguintes:

1.ª – Cada sócio só pode concorrer com um problema.

2.ª – A exposição do problema não deve exceder meia folha de papel de máquina de escrever.

3.ª – O autor assinará com o seu nome completo, indicando a morada e localidade. Mencionará, também, o pseudónimo, se o usar.

4.ª – Para concorrer é absolutamente, indispensável, ser sócio do «C.D.M.A.» e manter em dia o pagamento das suas cotas. 

Para se ser sócio, basta enviar o nome e a morada, uma fotografia no formato de passe, e um selo de UM ESCUDO, todos os meses. A importância das cotas destina-se à aquisição de prémios para os torneios.

Entretanto, a página «Para Entreter Instruir e Recrear», continuava a sair sem problemas policiais, e continuava a campanha de angariação de sócios para o «C.D.M.A.», tendo alguns leitores enviado desenhos para o emblema.

Em 15 de Dezembro de 1949, n.º 18, no seu habitual espaço dirigido aos «Cedemealistas», o Inspector Lister inseriu o problema policial «CHEQUE-MATE», original do consócio que se encobre sob o pseudónimo de «Amigo», como estímulo e exercício prático, a anteceder o torneio que se avizinha. A solução deste problema foi publicada algumas semanas mais tarde, no n.º 23.

 

REGULAMENTO PARA O 1.º TORNEIO DO “C.D.M.A.”

DECIFRADORES

1 – Dentro do prazo de OITO DIAS, a contar da publicação de cada problema, deverão os concorrentes decifradores enviar as suas soluções, em papel absolutamente separado de qualquer outro assunto, com o nome completo, o pseudónimo (se usarem), a morada e a localidade.

2 – Em baixo, no mesmo papel, deverão exarar a sua apreciação, quanto ao problema a que se referem, resumida no número de pontos que entendem, em sua consciência, atribuir-lhe. Assim, para bom, de 7 a 10 pontos; para sofrível, de 3 a 6 pontos; para medíocre, de 0 a 2 pontos. (O autor do problema publicado, evidentemente, não concorrerá com a própria solução do seu problema).

3 – Para que não possa haver qualquer influência sobre o espírito dos decifradores, alheia ao valor intrínseco dos problemas, estes serão publicados sem indicação dos seus autores, só mais tarde revelados.

4 – Uma vez recebidas todas as soluções dum problema, serão imediatamente enviadas ao seu autor, para que ele, melhor do que ninguém, diga de sua justiça e atribua à que considerar mais perfeita, sob todos os aspectos, o número de pontos que entender, dentro da gama de 0 a 10. Também, pelo motivo acima apontado, as soluções irão sem os nomes dos decifradores, que ficam em nosso poder, sob reserva absoluta.

5 – No caso, não provável, de se verificar, por parte do autor, evidente espírito de favoritismo por uma solução claramente inferior, reserva-se, desde já, o «Inspector Lister» o direito de intervir, de maneira a evitar tal injustiça, como oportunamente achar preferível.

6 – Será premiada com um livro policial, no valor de 10 a 15 escudos, a melhor solução semanal, apresentada para cada problema.

7 – No final do Torneio, será considerado «Campeão dos Decifradores» o concorrente que totalizar maior número de pontos, e este, bem como os 4 seguintes, serão premiados conforme a tabela seguinte:

1.º classificado (Campeão): 50$00 e uma assinatura semestral do «Mundo de Aventuras».

2.º classificado: 40$00 e uma assinatura trimestral do «Mundo de Aventuras».

3.º classificado: 30$00 e uma assinatura igual.

4.º classificado: 20$00, idem, idem.

5.º classificado: 10$00, idem, idem.

8 – Os empates resolver-se-ão pelo maior número de melhores soluções semanais conseguidas, (vezes que se obtiveram 10 pontos, e depois, 9, 8, 7, etc.) ou, em último caso, por sorteio.

IMPORTANTE: – Este Regulamento poderá sofrer qualquer modificação, sugerida pelos estimados Colegas, que, no caso de lhe acharem qualquer deficiência ou omissão, devem mencioná-la, quanto antes, para ser devidamente apreciada.

PRODUTORES

1 – Os problemas serão publicados, um em cada semana, sem nome do autor, que só mais tarde se revelará. Procura-se, deste modo, evitar involuntárias simpatias ou propositados favoritismos.

2 – Os problemas sujeitam-se às votações dos solucionistas, por atribuições de pontos, conforme o estipulado nas Regras atrás estabelecidas.

3 – Aos seis produtores mais classificados, pela ordem de número de pontos obtidos, serão atribuídos os prémios seguintes:

1.º Classificado: 100$00 e uma assinatura anual do «Mundo de Aventuras».

2.º Classificado: 50$00 e uma assinatura semestral do «Mundo de Aventuras».

3.º Classificado: 20$00 e uma assinatura trimestral.

4.º, 5.º e 6.º Classificados: 20$00 e uma assinatura trimestral.

4 – No caso de haver dois ou mais classificados, para qualquer dos prémios, com igual número de pontos, o caso será resolvido pelo processo alfabético do primeiro nome próprio, ou do primeiro e segundo, dos concorrentes empatados. Por exemplo: Manuel Simões e José Santos obtiveram um máximo número igual de pontos. José será o primeiro e Manuel o segundo. Mas admitamos que ambos são Josés ou Manuéis. O segundo nome próprio ou o apelido resolverá o caso. Como último recurso, usar-se-á o sorteio.

Estas regras ficam sujeitas a modificações, se surgirem reparos justos que devam alterá-las.

 

1º TORNEIO DO “C.D.M.A.”

MA #

Data

Prob. #

Título / Texto inicial

Autor

18

15.12.1949

Extra

CHEQUE-MATE

Amigo

28

23.02.1950

1

UM RELÂMPAGO FURTIVO RASGOU…

Às de Oiros (Sintra)

29

02.03.1950

2

QUANDO O INSPECTOR CHEGOU E

O Fulminante (Ovar)

30

09.03.1950

3

HÉLDER HENRIQUES, UM DOS

Gomané

31

16.03.1950

4

EDUARDO DE CASTRO JÁ ESTAVA…

Inspector Moisés

32

23.03.1950

5

POR CASUALIDADE, NUM CASINO…

Amigo

33

30.03.1950

6

ESTAVA-SE A 27 DE NOVEMBRO…

 

34

06.04.1950

Extra

QUAL DAS TRÊS?

Ch. Mph. Lister

36

20.04.1950

7

FRANKFORT, O JOVEM DETECTIVE…

 

 

João Artur Mamede

Março de 2018

© DANIEL FALCÃO