Autor

Austin Ripley

 

Data

Maio de 1979

 

Secção

Enigma Policiário [38]

 

Publicação

Passatempo [60]

 

 

LOUCURA

Austin Ripley

 

Estava a dormir – fui-me deitar às 10,30 – quando acordei de repente, ouvindo «Miss» Jane chamar lá fora – disse a criada, Hanah Gade. – Desci e abri a porta da frente, que estava trancada. Era meia noite e vinte. Sei isso, porque ao descer olhei para o relógio do corredor.

Fordney voltou-se para a atraente Jane Belmont, uma das sobrinhas do ricaço August Carlson que havia sido assassinado na noite anterior, na sua cama, entre as 23 e a 1 hora da noite.

– Vim do Clube às 10,45 – explicou Jane – fui ao meu quarto buscar uma cópia da peça que estamos a ensaiar, passei pelo quarto de Connie, dei-lhe as boas-noites e voltei ao Clube. Quando regressei, pouco depois da meia noite, a porta estava trancada. Gritei por Hanah. Não matei meu tio! A um sinal de Fordney, Consuelo Carlson, a outra sobrinha do morto, fez as suas declarações:

– Não consegui conciliar o sono, e por isso, pouco antes da meia noite, desci à copa e fiz um pouco de chocolate. Estava a beber a segunda chícara, quando Hanah chegou e disse que ia abrir a porta a Jane. Eu…

– Não ouviu quando a sua prima chamou?

– Não. Tanto a porta da copa como a da cozinha estavam fechadas.

– Desceu directamente do seu quarto para a copa?

– Sim!

– Não saiu da copa por motivo nenhum?

– Não, não saí. — Jane foi despedir-se da menina às 10,45?

Efectivamente, assim foi…

– Somente vocês duas tinham interesse na morte do Carlson – disse, com calma, o Professor. E eu sei qual das duas está a mentir, antes mesmo de fazer qualquer outra investigação…

 

E posto isto, resta-nos perguntar:

1ª – Qual das duas raparigas está a mentir?

2ª – Porquê (Exponha o seu raciocínio.)

 

SOLUÇÃO

© DANIEL FALCÃO