Autor

Camarada X

 

Data

17 de Junho de 1976

 

Secção

Mistério... Policiário [66]

 

Publicação

Mundo de Aventuras [142]

 

 

ROUBARAM AS JÓIAS AO MEU PATRÃO…

Camarada X

 

Amanhecia. O inspector Gomes, acabava de entrar em casa acompanhado do inseparável sargento Gonçalves depois de uma noite passada a resolver um intricado caso. Ouve-se a campainha da porta da rua a tocar com força.

«Mais trabalho» – pensa o sargento. E foi abrir.

Era um homem já de idade, que perguntou pelo inspector.

Este veio atender, e ouviu esta história contada rapidamente pelo aflito homem:

– Ainda bem que o encontro em casa, sr. inspector. Deu-se um roubo na casa dos meus patrões… que estão ausentes… e só eu fiquei a guardar a casa… Roubaram a valiosa colecção de jóias do meu patrão… Por favor, venha ajudar-me…

– Bem, iremos já… Espere um pouco…

 

E pouco depois, acompanhado pelo sargento Gonçalves, chegou o inspector ao local do roubo. Era uma casa de estilo antigo, muito alta, de paredes lisas, sem arabescos nem heras…

– Conte-me, agora, tudo o que sabe sobre o assalto… – pediu o inspector Gomes ao criado, um tal Baptista, segundo afirmava. E antes de entrarem…

O sargento de livro em punho preparou-se para os apontamentos habituais.

– Ouviu um ruído – começou o homem. – Verifiquei serem 3 horas da madrugada… Vim à janela daquele primeiro andar, e à luz do luar, vi um homem a descer por urna corda… É essa que o sr. inspector vê e que está presa à varanda do andar de cima. O ladrão não entrou por outro lado. Com certeza teria conhecimento do sistema de alarme que o patrão mandou instalar antes de se ausentar.

– Porque não telefonou logo para a Polícia quando viu o ladrão a escapar-se? – perguntou o inspector Gomes, Interrompendo-o e olhando à volta, procurando pegadas…

– Foi o que logo pensei, sr. inspector  mas o assaltante cortou a linha telefónica… assim tive de esperar pela manhã para o avisar.

O inspector Gomes continuou a observar tudo atentamente. Sim, lá estava a grande corda, da varanda de cima, segundo andar alto, até ao chão e o fio do telefone cortado, sob a mesma varanda. Tudo parecia  confirmar as afirmações do criado.

Inspector… Vamos lá dentro? – observou o sargento. – Pode ser que encontremos lá a pista que nos falta para desvendar este caso… que parece que vai ser escuro?...

Mas perante o espanto do sargento, o Inspector Gomes afirmou:

– Essa pista já eu a tenho… Só nos falta… Bem, bem…

 

1 – Qual seria a «pista» do inspector?

2 – Porquê? Faça a sua dedução.

 

SOLUÇÃO

© DANIEL FALCÃO