Autor

Daniel Falcão

 

Data

15 de Agosto de 1999

 

Secção

Policiário [422]

 

Competição

Torneio “Detective Rápido"

Prova nº 7

 

Publicação

Público

 

 

Solução de:

AS DATAS MISTERIOSAS

Daniel Falcão

 

Eis chegado o momento de, cada comensal, confirmar ou infirmar a respectiva escolha. Assim, a alínea correcta é a:

D – Todas as datas dos manuscritos estão correctas.

A decifração do mistério resultará do conhecimento de quando foi abandonado, nos estados a que as cidades em causa pertencem, o Calendário Juliano (com origem na época de Júlio César) e, consequentemente, implementado o Calendário Gregoriano (pelo qual nos regemos na actualidade).

O Papa Gregório XIII com o intuito de corrigir alguns problemas originados pelo calendário em vigor na época (sendo o principal a determinação do dia de Páscoa) e no seguimento de diversas propostas para o reformar, publicou em 24 de Fevereiro de 1582 a Bula Papal Inter Gravissimas que estabelecia a Reforma Gregoriana.

Um dos aspectos da Reforma Gregoriana consistiu em omitir dez dias do calendário, tendo sido decretado que à Quinta-feira, 4 de Outubro de 1582, se seguiria a Sexta-feira, 15 de Outubro de 1582 (Sexta-feira, 5 de Outubro de 1582, segundo o Calendário Juliano). O Calendário Gregoriano foi imediatamente adoptado nos estados católicos de Itália, Portugal, Espanha e Polónia. A França adoptou o novo calendário um pouco mais tarde, isto é, apenas ao dia 9 de Dezembro de 1582 (Domingo, segundo o calendário Juliano) se seguiu o dia 20 de Dezembro de 1582 (Segunda-feira). A Inglaterra e os restantes estados protestantes só viriam a adoptar o Calendário Gregoriano muito mais tarde, em pleno século XVIII, em Setembro de 1752.

Explicados os factos que sustentam a solução do mistério, facilmente nos apercebemos que o dia 17 de Outubro de 1582 (já Gregoriano) em Portugal (Lisboa) caiu a um Domingo. Em França (Paris) o dia 25 de Novembro de 1582, com o Calendário Juliano ainda em vigor, caiu também a um Domingo (neste dia, em Portugal, estava-se já a 5 de Dezembro de 1582, no Calendário Gregoriano).

Finalmente, em Inglaterra (Londres) o dia 30 de Dezembro de 1582 (no calendário Juliano) também caiu a um Domingo (neste mesmo dia, em Portugal e em França, estava-se já a 9 de Janeiro de 1583).

Como era previsível, a larga maioria dos comensais confirmou a respectiva escolha.

 

SOLUÇÃO

© DANIEL FALCÃO