Autor

Daniel Falcão

 

Data

14 de Outubro de 2021

 

Secção

Policiário [93]

 

Competição

Torneio do Centenário do Sete de Espadas

Prova nº 7 – B

 

Publicação

Sábado [911]

 

 

QUAL DOS QUATRO?

Daniel Falcão

 

Numa manhã soalheira de domingo, Gustavo Santos repara num grupo de amigos, à volta de uma mesa em pedra num jardim do Parque da Esperança, cuja soma das idades está próxima das cinco centenas.

Quatro deles disputam acaloradamente uma partida de sueca, enquanto os restantes acompanham o ritmo do jogo, ao mesmo tempo que debatem o assunto do momento: o homicídio registado no dia anterior.

Gustavo Santos lembrava-se de ter assistido na manhã do dia anterior, naquele mesmo parque, a uma acesa discussão entre cinco homens, misturada com risadas muito sonoras. Pelo que lhe disseram, tratava-se de uma situação muito frequente entre eles, bem conhecidos na vila e vistos como pessoas muito animadas. Mas, passadas 24 horas, um desses homens estava morto e as suspeitas recaíam sobre os outros quatro.

Por isso mesmo, não surpreendia que o acontecimento ocorrido no sábado à tarde fosse mote da conversa daquele grupo de amigos e da generalidade dos residentes. Gustavo Santos, encostado a um carvalho, ficou a escutar a conversa.

– Garanto que é verdade o que vos digo. O Mito foi encontrado morto pela mulher, quando esta chegou a casa no final da tarde. No depoimento que prestou às autoridades, ela declarou que tinha saído por volta das 14 horas e regressou mais de três horas depois. O Mito não saiu com ela porque tinha ficado maldisposto depois da discussão que tivera com os amigos.

– A mim disseram-me que alguém disparara sobre o peito do Mito, mas que ele não tivera morte imediata, já que era bem visível que ele se tinha arrastado até ao casaco que estava em cima do sofá e fora encontrado com as chaves da casa bem seguras na mão esquerda.

– Eu também sei que, pelos depoimentos dos quatro amigos, ficou a saber-se que todos eles foram a casa do Mito naquela tarde, embora todos tenham afirmado que acharam que ele não estava em casa pois ninguém respondeu ao toque da campainha.

– Por acaso, até foram encontradas algumas testemunhas oculares que disseram ter visto os quatro homens na proximidade do prédio, mas nenhuma viu qualquer um deles a entrar ou a sair.

– Já eu consegui saber que o responsável pela investigação recolheu uma série de elementos sobre os cinco homens, pois achava que estes o podiam ajudar.

– Ah, sim? E que elementos eram esses?

– Todos eles eram casados e professores aqui na vila: o Dito de Biologia, o Lito de Educação Física, o Mito de História, o Tito de Português e o Zito de Matemática. Curiosamente, também foi apurado que tinham opções desportivas diferentes: o Dito preferia andebol, o Lito basquetebol, o Mito hóquei em patins, o Tito voleibol e o Zito era apaixonado por futebol.

– Muitos pormenores! Mas será que algum deles irá ajudar a descobrir quem matou o Mito? Olha, seja como for, as autoridades que resolvam o homicídio.

– Concordo plenamente. Chega de conversa, pois já estamos em condições de também jogar.

Isto fora dito pouco após a soma das idades do grupo de amigos ter ultrapassado as cinco centenas.

E o leitor? Acha que consegue identificar o homicida?

 

A – Dito

B – Lito

C – Tito

D – Zito

 

SOLUÇÃO

© DANIEL FALCÃO