Autor

D. Chicote

 

Data

Abril de 1983

 

Competição

Iº Campeonatos Distritais de Decifradores de Problemas Policiários

3ª Jornada

 

Publicação (em Secção)

Clube Xis [9]

 

 

VELHINHA ASSALTADA EM RESTAURANTE

D. Chicote

 

QUARTEIRA, 2 – Lady Smith, simpática octogenária residente nesta praia algarvia, por pouco não ficou sem a mala, contendo documentos e valores, quando ontem almoçava no curioso restaurante “Pulga do Mar”.

Para quem não conhece este minúsculo restaurante, diremos que ocupa o patamar de um bloco de apartamentos erguido em plena avenida marginal. Tem capacidade para apenas 6 pessoas distribuídas por duas mesas encostadas à parede do lado direito. O lado esquerdo do patamar, como facilmente se depreende, destina-se à passagem dos moradores e dos visitantes do prédio. A cozinha deste mini-restaurante foi improvisada no vão das escadas.

Três clientes habituais, um dos quais motorista de profissão, entraram no restaurante, ocupando a mesa do fundo. A velhinha entrou a seguir sentando-se na outra mesa e ficando voltada para a rua. Pousou a mala no chão, junto à parede, e almoçou descansada.

Quando os companheiros de refeição saíram, reparou que um deles levou a sua mala.

Gritou por socorro e, de imediato, um agente de autoridade, que passava pela rua, deteve os gatunos. Mas a mala já havia sido abandonada, tornando-se difícil saber qual dos três pretendeu roubá-la.

Então, o polícia pegou no bloco e, num breve interrogatório, ouviu o dono do restaurante e os suspeitos:

Sr. Santos, dono do “Pulga do Mar” – O pedreiro estava em frente do que vestia blusão. O Américo falou principalmente com o da camisa, à sua direita.

Álvaro – O do blusão já é amigo do mecânico há muitos anos.

Anselmo – Eu estava entre o do casaco e o

– Não diga mais – cortou o arguto polícia. – Já sei quem foi o gatuno. Nem preciso ouvir o outro suspeito!

 

PERGUNTA-SE:

1. Quem lhe parece que foi o gatuno?

2. Qual a sua profissão?

3. Como vestia?

4. Em que lugar estava ele sentado?

 

SOLUÇÃO

© DANIEL FALCÃO