Autor

Dr. Aranha

 

Data

5 de Fevereiro de 1976

 

Secção

Mistério... Policiário [47]

 

Competição

I Grande Torneio

Policiário nº 12

 

Publicação

Mundo de Aventuras [123]

 

 

A LUTA DOS «PARTIDOS»

Dr. Aranha

 

Era inevitável! De tanto ouvirem falar em partidos, lutas partidárias, e outras fosses bombásticas como essas, os miúdos da escola 27 acabaram por tomar para si essas mesmas frases, aplicando-as às suas «lutas» de turmas.

E foi assim que se formaram os dois «blocos»: os «brancos» e os «verdes». Não por motivos políticos, ou de ordem ideológica, mas apenas por serem essas as únicas cores das camisolas existentes na rouparia… E não havia neutros: ou «brancos» ou «verdes»! Embora alguns, como o Zé Batata – o «bucha» da escola – para não ser gozado por nenhum deles, fizesse o chamado jogo duplo: filiado nos «verdes», sempre que podia colaborava com os «brancos»

Era essa a razão por que naquele dia, na sede dos «brancos», o Zé Batata mostrava aos colegas uma «ordem de serviço» obtida nos «verdes», e que rezava assim:

 

O M E D A R E D V A Ç R A A F N I C R A O M D A P D A I A A A R I E E U V N M T

 

Ao que constava marcaria a data do início das hostilidades entre os dois «partidos»… Corria o boato que os «verdes» tencionavam ir às ameixas do quintal da escola antes da data autorizada…

(Convém contar a história: todos os anos os alunos eram autorizados a ir colher as apetitosas ameixas que pendiam gulosamente da ameixoeira no quintal da escola… E isto na data em que a direcção considerava que elas se encontravam em condições de maturidade. Porém, ai de quem fosse apanhado a ir lá antes da data…).

– Pelo que consegui ouvir, eles querem ir lá todos, antes mesmo que o Director permita – contava o Zé Batata. Diz o Pirolito (era o chefe dos «verdes») que se eles forem lá todos, o Director não os pode castigar, pois são metade de nós todos… E se eles lá vão, ficamos a ver navios…

– Pois é! Mas isto está em cifra. E se é de substituição, se calhar não temos tempo para as tentar todas…

– Não, pá não é! É de transposição colunar simples de oito. O que eu não soube foi a «chave»

 

– Querem vocês todos dar uma ajuda aos «brancos»?

 

1 – Qual a palavra «chave» e o texto decifrado?

2 – Qual o processo que utilizou?

 

SOLUÇÃO

© DANIEL FALCÃO