Autor

Durandal

 

Data

18 de Abril de 1986

 

Secção

Detective [4]

 

Competição

1ª Supertaça Policiária - Cidade de Almada

Problema nº 1

 

Publicação

Jornal de Almada

 

 

SEXTA-FEIRA NEGRA

Durandal

 

12 e 15, de uma sexta-feira de Novembro.

A campaínha do telefone do escritório de Durandal retiniu.

O seu amigo Jorge Soares, advogado do milionário Tibúrcio Narciso, solicitava a sua comparência urgente, pois Tibúrcio fora encontrado morto, assassinado, presumia, momentos antes.

Já na rua, enquanto abria a porta do carro, olhou o céu pardacento. O tempo parecia, agora, mais ou menos estável, depois da trovoada e chuva quase diluviana que se abateram sobre Lisboa entre as 10 e as 11 e 30. Minutos depois, o seu Mercedes estava no empedrado que conduzia à entrada principal da mansão de Tibúrcio Narciso. Era uma soberba moradia, de dois pisos, virada a Sul, rodeada de arbustos, harmonicamente dispostos, no amplo logradouro de terra vermelha, delimitado por altos muros, pintados a ocre. Junto do portão de acesso, a cerca de 50 metros do edifício, uma habitação modesta constituía a residência do guarda da propriedade.

 

O gabinete de trabalho de Tibúrcio, no 1.º andar, era uma sala enorme, rodeada de estantes. A um canto o cofre, porta escancarada, denunciava sinais de violação. Das avultadas quantias que habitualmente o milionário aí guardava, nem rasto. A janela larga que deitava para poente abria-se de par em par. Sobre a secretária, sensivelmente a meio da sala e virada para a porta de entrada, tombava-se Tibúrcio Narciso, a cabeça esmagada. No chão uma barra de ferro, a arma do crime, com cabelos e postas de sangue agarrados. Sangue que alastrava sobre a secretária e encharcava a carpete.

Durandal acendeu o cachimbo e acertou o relógio do rádio, cujo mostrador piscava.

Com o inspector, recolhiam os depoimentos, das pessoas que se encontravam no local.

Jorge Soares – Estivera, desde que se levantara, no escritório que lhe era reservado, na ala nascente do 1.º andar, a preparar as alegações de um processo cujo recurso de apelação seria apreciado na sessão de quarta-feira seguinte, quando fora informado do ocorrido por Alice. Telefonara de imediato a Durandal.

Genoveva – a governanta – Encontrava-se na cozinha, no rés-do-chão, a preparar o almoço, pois era o dia de folga da cozinheira e a criiada há alguns dias que fazia companhia a um familiar doente. Soube do sucedido pelo Dr. Soares, que recolhera todos na sala onde agora se encontravam.

Alice de Sousa – secretária e sobrinha de Tibúrcio e sua única parente – Ao meio-dia, quando o rádio despertador tocara, dirigiu-se ao gabinete de Tibúrcio, pois este tinha de tomar comprimidos, para a tensão, àquela hora. Depararara-se-lhe o infausto acontecimento. De pronto alertara Jorge Soares.

João – guarda e jardineiro – Não dera por nada, pois desde cedo não abandonara a sua residência, onde separava e escolhia sementes de flores.

 

O Inspector Clarimundo folheava trilhava distraidamente os documento, sobre a mesinha baixa em que Alice trabalhara toda a manhã.

O Dr. Inácio surgiu à porta, mordiscando uma beata.

– Bem. Posso afirmar que a morte foi provocada por esmagamento da cabeça, por instrumento contundente e ocorreu entre as 9 e as 10 e 30.

O Inspector Clarimundo de Freitas coçou a cabeça.

– Um caso bicudo, hein, Durandal?

Este soprou ama baforada de fumo do cachimbo.

– Nem por isso, meu caro, nem por isso…

 

Explique convenientemente a frase de Durandal.

 

SOLUÇÃO

© DANIEL FALCÃO