Autor

Inspetor Fidalgo

 

Data

16 de Abril de 2020

 

Secção

Policiário [15]

 

Competição

Torneio Sábado Policiário 2020

Prova nº 2 – Parte I

 

Publicação

Sábado [833]

 

 

Solução de:

O INSPETOR FIDALGO E A MORTE DO ADVOGADO

Inspetor Fidalgo

 

A questão essencial em qualquer morte violenta é determinar se esta se deveu a acidente, suicídio ou homicídio. Para a parte criminal, como é óbvio, apenas a última poderá ter importância acrescida, muito embora na tipificação de acidente também possa haver responsabilidade, nomeadamente no que diz respeito à ausência de segurança ou de meios adequados de sinalização ou alerta.

No caso vertente, o acidente poderia ter ocorrido, numa qualquer manobra de simulação, julgando a vítima que a arma estava descarregada, mas a verificação do local e das circunstâncias revela-nos que a vítima era destra, a sua posição no manuseamento da arma na fotografia, não deixa qualquer dúvida, portanto não tem lógica que o disparo tenha sido efetuado com a mão esquerda, na têmpora do mesmo lado.

Mas, mesmo que isso fizesse parte da sua “brincadeira”, há uma questão que não tem resposta: como se trata de uma pistola, onde está a cápsula da munição detonada? Era essa cápsula que ambos procuravam, sem a encontrar! Temos, pois, de excluir a hipótese de acidente; quando ao suicídio repetem-se as questões tratadas para o acidente, com a maior improbabilidade, ainda, de um suicida ir experimenta a mão menos capaz! Nenhum suicida recolher e esconder a cápsula detonada, depois de atingido; resta-nos, pois, o homicídio!

O Inspetor Fidalgo e o seu amigo Raposo teriam de iniciar uma investigação criminal, procurar quem terá estado com a vítima, quem teria interesse com a sua morte, questões profissionais ou pessoais, existência de seguros de vida ou outras questões importantes. Em suma, ia começar o esmiuçar de toda uma vida, até ao mais ínfimo pormenor, para encontrar os elos que o relacionassem com o seu assassino.

© DANIEL FALCÃO