Autor

Inspetor Fidalgo

 

Data

21 de Maio de 2020

 

Secção

Policiário [20]

 

Competição

Torneio Sábado Policiário 2020

Prova nº 3 – Parte I

 

Publicação

Sábado [838]

 

 

Solução de:

O “ENGANO” DO INSPETOR FIDALGO

Inspetor Fidalgo

 

Se o Inspetor Fidalgo estava enganado ou não, provavelmente nunca virá a saber e já terá esquecido a situação, mas os indícios revelam que alguma coisa havia de errado naquela história.

O indivíduo indiano deu-se como residente em Moçambique e na cidade da Beira, o que é bastante frequente pois, como é sabido, há uma grande comunidade indiana, principalmente de Goa, que se estabeleceu nessas paragens. O passaporte e demais documentos e controles não revelaram irregularidades à vista desarmada, já que os sistemas informáticos estavam em baixo, pelo que teremos de concluir que não haveria falsificação de identidades ou de documentação, a ponto de merecer um pedido de desculpas do superior hierárquico do Américo pelos transtornos causados.

Mas, se Fidalgo não assistiu à partida do indivíduo rumo a Sintra, o seu superior estava lá e devia ter prestado atenção ao facto de ele ter assinado os documentos para formalizar o aluguer da viatura e ter partido de forma rápida e expedita, como se sempre tivesse conduzido uma viatura em Portugal e em Lisboa. E é ele mesmo quem refere que é a primeira vez que cá vem e que reside na cidade da Beira, onde, como é sabido, se circula pela esquerda e o volante das viaturas se situa à direita, o que transforma completamente o modo de conduzir, exigindo, como é óbvio, uma adaptação, que ele não precisou!

Certamente que havia outra história e o Inspetor Fidalgo não estaria assim tão enganado como pareceu a quem assistiu à cena.

© DANIEL FALCÃO