Autor

Inspetor Fidalgo

 

Data

30 de Dezembro de 2020

 

Secção

Policiário [52]

 

Publicação

Sábado [870]

 

 

Solução de:

O ÚLTIMO DESAFIO DO ANO

Inspetor Fidalgo

 

Hipótese 2. Facilmente se verificava que a suposta notícia a valorizar o produto não podia ser dada daquela maneira, uma vez que o jornal diário Público não se publicava no dia 1 de Janeiro, como é sua tradição.

Este problema tinha uma resolução de certo modo facilitada, uma vez que a impossibilidade é permanente, ou seja, todos os anos se verifica que nesse dia não há publicação de jornal e portanto podia ser constatada em qualquer ano.

Normalmente não é assim que se passam as coisas e os autores põem sempre a ação em tempos mais longínquos, e quase sempre com factos únicos e irrepetíveis, obrigando a um trabalho de maior investigação e busca. Daqui a alguns anos, poderemos ter problemas baseados nos constrangimentos que agora vivemos, teletrabalho, recolheres obrigatórios, proibição de mudança de concelho, etc., que serão muito difíceis de entender à luz das condições que houver na altura da publicação, pelo que terão de ser devidamente datados e contextualizados.

De qualquer forma, este problema também se poderia decifrar por exclusão de partes, mas a justificação teria de ser procurada na inexistência de jornal no dia mencionado.

© DANIEL FALCÃO