Jomape

Enigma Policiário [12]

Volta a Portugal em Problemas Policiais

2ª Etapa

(Abrantes – Tomar – Leiria – Marinha Grande – Figueira da Foz – Coimbra)

Passatempo [34]

Solução de:

A LÓGICA ENTRE A POLÍTICA E A GEOGRAFIA

Jomape

1 – O simpatizante do PC situa-se politicamente à esquerda do flaviense e este à esquerda do Matos.

Posição relativa dos partidos: UDP – PC – PS – PPD – CDS.

De acordo com esta posição relativa dos partidos, concluímos que: o flaviense não é simpatizante do PS, nem do PC, nem da UDP; e o flaviense não é Matos.

Assinaladas estas eliminações, não esqueçamos, claro, as inversas. Por exemplo, se o flaviense não é o simpatizante do CDS, este também não é flaviense.

2 – O simpatizante do CDS não é albicastrense, nem torrejano, e também não é o Alves, nem o Bento; o distrito do Costa não é atravessado pelo rio Tejo.

Quanto à primeira parte desta determinação, as eliminações são imediatas. Quanto à segunda parte ficamos a saber que: o Costa não é albicastrense, nem o escalabitano, nem o torrejano.

3 – Nas eleições para a Assembleia da República, o partido do Costa ficou à frente do partido do Alves, mas atrás do partido do torrejano.

Segundo o resultado das eleições, teremos, pois, a seguinte posição dos partidos: PS – PSD – CDS – PC – UDP.

Em presença destes resultados teremos que:

o torrejano não é o simpatizante do PC, nem da UDP.

o Alves não é o simpatizante do PPD, nem do PS.

o Costa não é o simpatizante do PS, nem da UDP.

o torrejano não é o Costa, nem o Alves.

4 – O distrito do Nunes não se reparte por várias províncias e a província do simpatizante do PS não se estende por três distritos.

Segundo este enunciado e relativamente à primeira parte conclui-se que: – o Nunes não é o escalabitano, nem o torrejano.

E quanto à segunda parte, que: – o simpatizante do PS não é o albicastrense, nem o escalabitano, nem o torrejano.

No entanto, ao concluirmos que o torrejano não é o simpatizante do PS, ficamos a saber que o torrejano era o simpatizante do PPD e que o simpatizante do PPD não é o albicastrense, nem o flaviense, nem o escalabitano, nem o calipolense. E mais: se o torrejano é o simpatizante do PPD, este não é o Nunes, nem o Costa. E ainda mais: se o flaviense não era o simpatizante do PPD, como atrás dissemos, ficamos também a saber que o flaviense era o simpatizante do PS. Daqui resulta, pois, que o simpatizante do PS não é o calipolense e, se o simpatizante do PS é o flaviense mas não é o Alves nem o Costa, teremos que o flaviense não é o Alves nem o Costa. Mas, ao indicarmos que o Costa não é o flaviense, ficamos, assim, a saber que o Costa é o calipolense, pelo que ainda teremos que o calipolense não é o Bento, nem o Nunes, nem o Matos. E também ficamos a saber que, se o Costa é o calipolense não é o simpatizante da UDP.

5 – É rigorosamente igual a distância entre a localidade do simpatizante do PC e a localidade do Nunes e entre esta e a localidade do albicastrense, distância essa que é sensivelmente maior que a distância (não nula) entre a localidade do Alves e a localidade do simpatizante da UDP.

A igualdade destas distâncias implica logicamente uma de duas hipóteses:

PC – Nunes = albicastrense, e,

PC – albicastrense.

Uma vez que essas distâncias são maiores que outra não nula, a primeira hipótese é eliminada e, portanto, ficamos a saber que o simpatizante do PC é o albicastrense pelo que teremos também que o simpatizante do PC não é o escalabitano, nem o calipolense.

Em relação à segunda parte da 5ª condição, se a distância entre a localidade do Alves e a localidade do simpatizante da UDP não é nula, ficamos a saber que o Alves não o simpatizante da UDP.

Ao assinalarmos que o calipolense não era o simpatizante do PC, também ficamos a saber que o calipolense, além de ser o Costa, era o simpatizante do CDS pelo que eliminamos as restantes hipóteses para o calipolense, para o Costa e para o simpatizante do CDS. Estas eliminações levam-nos, assim, às seguintes conclusões:

a) o escalabitano é o simpatizante da UDP, pelo que o simpatizante da UDP não é o albicastrense e este é simpatizante do PC, o qual não é o Matos, e assim o albicastrense não é o Matos.

b) o Matos é o simpatizante do PPD e, como este é o torrejano, também o Matos é o torrejano; assim podemos eliminar as restantes hipóteses para o Matos, o torrejano e o simpatizante do PPD.

Assinalámos, atrás, que o Alves não era o simpatizante da UDP pelo que ficámos a saber que o Alves é o simpatizante do PC, sendo este o albicastrense e, desta maneira, podemos eliminar as restantes hipóteses para o Alves, o albicastrense e o simpatizante do PC.

Com estas eliminações, ficamos a saber que o Nunes é o simpatizante do PS e também o flaviense, e que o Bento terá de ser o escalabitano e o simpatizante da UDP.

Resumindo:

BENTO – simpatizante da UDP – escalabitano