Autor

Leiria Dias

 

Data

Janeiro de 1977

 

Secção

Enigma Policiário [10]

 

Publicação

Passatempo [32]

 

 

 

 

 

 

 

UM TIRO NO AUTOCARRO

Leiria Dias

Solução apresentada por Vals

Existem duas contradições no depoimento do 1.º passageiro:

1.ª (E mais importante) – Um veículo em movimento ao ser travado exerce sobre os objectos uma força no mesmo sentido daquele em que viajava, força que se chama de inércia. Baseando-nos neste princípio vemos imediatamente que o passageiro, se na realidade o veículo tivesse parado bruscamente, deveria ter sido impulsionado PARA TRÁS, pelo que cairia de costas, e não de borco, PARA A FRENTE, como ele afirma.

2.ª O passageiro diz que caiu pelo facto de o carro estancar, e que ao levantar-se viu um dos dois restantes passageiros ensanguentado pelo que deu o alarme e o motorista parou.

Tal facto seria pouco provável pois se como ele pretendia tivesse caído junto à caixa do motor, o motorista, que teria travado, para o carro ter mesmo estacado, teria dado conta de que algo tinha caído junto a si e não iria pôr de novo o carro em andamento sem ver o que se tinha passado, pelo que o passageiro escusaria de se levantar e dar o alarme para só nesse momento o motorista parar.

E este facto fica ainda melhor esclarecido dado que o motorista no seu depoimento deixa transparecer que só teria parado para isso foi solicitado.

© DANIEL FALCÃO