Autor

L. R. C.

 

Data

Junho de 1949

 

Secção

Secção Policial

 

Competição

Torneio Preparatório

III Problema

 

Publicação

A Bomba

 

 

QUAL DOS DOIS?

L. R. C.

 

Na noite de 3 de Setembro de 1940, Martha Taylor, até então, apreciada escritora teatral, foi encontrada, morta, assassinada, na sua residência, em pleno coração de Londres. Segundo o relatório médico, a morte ocorrera cerca das 11 horas da noite, morte provocada por violenta punhalada nas costas. A arma homicida – um pequeno estilete, de lâmina aguda – estava enterrada até ao cabo nas costas da vítima. Como possíveis autores do homicídio, foram indigitados dois amigos íntimos de Martha, que a haviam visitado na noite da tragédia. Interrogado, Frank Morgan, conceituado jornalista e escritor, prestou o seguinte depoimento: 

– Eram 10,30 horas quando cheguei a casa de Martha. Seriam talvez 10,45, quando Harry Moster, (o outro suspeito) chegou. Creio ter ficado mal impressionado com a minha presença ali, pois saiu imediatamente, de nada valendo a tentativa de Martha para o evitar. Após ele ter abandonado o aposento onde nos encontrávamos, Martha correu à janela, possivelmente para chamá-lo. Não chegou porém, a abri-la. Um punhal, descreveu um círculo, no ar, e foi enterrar-se nas costas da «infeliz», que com um grito surdo caiu por terra. Confesso, que o sangue se me gelou nas veias. Só, segundos decorridos é que voltei à realidade, tendo corrido imediatamente para o corpo. Nada havia a fazer, a não ser chamar a polícia… o que acabei por fazer… Nada mais sei… Creio, todavia, que Harry é o criminoso!...

Interrogado aquele, declarou ter chegado a casa de Martha por volta das 11 horas, talvez, 10,45. Saiu imediatamente, tendo tomado um táxi que o conduziu a casa. Jurou estar inocente, embora tivesse ficado furioso, ao saber que Martha, ousara receber, Frank seu ex-noivo. Na sua opinião, o assassino era Frank!

Na posse destes elementos as autoridades policiais não tiveram dúvidas em resolver o caso, provendo à captura de (?)

 

PERGUNTA-SE:

1) Quem matou Martha Taylor?

2) Porque pensa assim?

 

SOLUÇÃO

© DANIEL FALCÃO