Autor

Luís Pessoa

 

Data

26 de Setembro de 1993

 

Secção

Policiário [117]

 

Competição

Torneio Rápidas Policiárias

Prova nº 6 – Problema nº 3

 

Publicação

Público

 

 

O INSPECTOR FIDALGO E A HERANÇA DIFÍCIL

Luís Pessoa

 

O inspector Fidalgo nem queria acreditar que tal fosse possível. Já vira muitas coisas e pensava que nada mais o pudesse surpreender, mas a verdade é que quando o agente Tinoco lhe entrou pela porta dentro, com o ar mais confuso da vida, declarando que estava a ficar doido, teve de ficar mesmo confuso…

O Carlos era um tipo alto e bem constituído, com força para dar e vender, o Luís era o contrário, frágil e baixote, parecendo incapaz de fazer mal a uma mosca.

O caso era simples: a tia de ambos, solteirona e rica como se não consegue imaginar, morrera na noite anterior, depois de muito sofrimento causado por doença terrível. Ao longo dos últimos tempos, toda a gente a ouvira dizer que dava a sua fortuna toda em troco da sua morte. Queria dizer, quem a matasse, quem lhe aliviasse o sofrimento era quem ela elegia como seu herdeiro total e universal!

O Carlos negara e o Luís também. Só que, naquela noite, alguma coisa de especial acontecera… A tia fora mesmo assassinada, sem sombra de dúvida, e a casa não apresentava qualquer sinal de invasão a partir do exterior, motivo pelo qual não restavam alternativas: ou fora o Carlos ou fora o Luís!

Ora, a tia detestava o Carlos, achava-o um monstro insensível e não autorizava que entrasse no seu quarto. O Luís, pelo contrário, podia entrar quando quisesse e tinha, até, uma chave.

Carlos afirmou, quando interrogado:

– Quero lá saber da velha! Esse monstro dizia que eu é que era o monstro e nem me deixava entrar no quarto… nunca lhe fiz qualquer mal, nem seria capaz disso, mas francamente, quando ela disse que deixava a fortuna a quem a matasse, ainda pensei nisso. Mas não fui eu. Nem podia ser. Ela fechava a porta à chave todas as noites e não há sinais de arrombamento… Pela janela, nem o Tarzan lá chegava, portanto… Como poderia ser eu? Além disso, nem sei se ela acabou por fazer testamento a deixar o dinheiro a quem a matasse, não ia arriscar assim…

O Luís declarou:

– Não tenho pena dela, antes pelo contrário. Sofria a bom sofrer e por isso foi uma libertação. Claro que era capaz de a matar, se tivesse coragem… Mas não tenho nem tive! E tantas vezes que ela me pediu, me implorou… A última vez que eu a vi viva foi ontem à noite, pelas onze e meia, quando lhe fui dar os medicamentos… E como ela me implorou que pusesse fim ao seu martírio… Dei-lhe a última cápsula daquele medicamento azul e fui-me deitar. Não sei de mais nada, porque tomei um comprimido para dormir, mais ou menos à uma da manhã, o que fiz profundamente até ser dia.

A história não fora bem assim. A velha morrera de excesso de comprimidos azuis. A caixa, de 20 comprimidos, fora comprada na véspera e a dosagem era de apenas quatro por dia No estômago da velha havia mais de 15 comprimidos, uma dose capaz de matar qualquer um e a hora da sua tomada teria sido a meia-noite, mais minuto, menos minuto. Por todo o lado, apenas impressões digitais do Luís… Tudo parecia claro, porque o testamento da velha dizia, com toda a clareza, que quem herdava toda a fortuna era quem fosse capaz de a aliviar de todo o seu sofrimento, pondo termo à sua vida…

O inspector Fidalgo estava pensativo porque já sabia quem ia herdar.

 

A – Carlos;

B – Luís;

C – Ambos;

D – Nenhum.

 

SOLUÇÃO

© DANIEL FALCÃO