Autor

Lumago Ampe

 

Data

Janeiro de 1980

 

Secção

Enigma Policiário [46]

 

Competição

Torneio “Ubro Hmet"

3º Problema

 

Publicação

Passatempo [68]

 

 

Solução de:

MORTE NO TALHO

Lumago Ampe

 

1º – «O criminoso, caro Fialho, não é outro senão o sobrinho do Senhor Pedrosa!

2º – E se não acredita, oiça o que lhe vou dizer:

a) O Armando é ilibado, naturalmente, pelo depoimento de Carlos! Se o Carlos esteve com o tio, falou com ele, pediu-lhe dinheiro, etc., como podia ele já estar morto? Não, a Sra. D. Arlinda, assistiu a todas as entradas e saídas do talho, logo… notou que o Armando não regressou lá, depois do Carlos entrar! Logo… O Armando está INOCENTE…

b) A Sra. D. Teresa é ilibada pelo Sr. Carneiro! De facto, este já não falou com o Sr. Pedrosa (segundo ele declarou), e a Sra. D. Arlinda não viu o dono do talho sair, então, o crime ou foi cometido pelo Carlos (não tendo o Sr. Carneiro visto o corpo!) ou pelo Sr. Carneiro, que se aproveitou da saída do Carlos para tentar inculpar, dizendo não ter visto o seu amigo!

c) Agora, caro Fialho, ficam-nos só estes dois!… Por razões de comparação, não os vou separar, antes vou mostrar a inocência de um (Sr. Carneiro) e a culpabilidade do outro (Carlos)!

Ora bem:

Pelas minhas investigações, conclui que pelas impressões digitais nada havia a fazer! O assassino, ou usara luvas, ou um lenço, ou qualquer coisa parecida, para pegar na faca.

Nas pégadas é que estava a solução do caso! A tal que me intrigava media exactamente 30 centímetros de comprimento! Ora, todos sabemos que na investigação criminal há uma fórmula (Fórmula de PARVILLE), que nos permite calcular com certa exactidão a estatura de um indivíduo, pelo tamanho (entenda-se comprimento) do seu pé! Atenção: DO SEU PÉ! Não da sua pégada. Mas, também sabemos, que há valores comprovados experimentalmente, de desconto, conforme o tipo de sapatos que se usa! E, todos usavam sapatos de sola de cabedal, cujo desconto é de 3 a 4 centímetros!!! Logo, sabendo que a fórmula é:

 

 

Temos, assim, que o assassino (único que podia ter deixado as pégadas junto ao morto) media entre 1,76 e 1,83 metros!

Era o Carlos!

Mas, há a questão da mancha encontrada no casaco do Sr. Carneiro!

Como justificá-la? Pois bem:

A mancha era efectivamente de sangue! O azul que se formou após a primeira experiência (Reacção de Adler), dava-nos a hipótese de o ser, com um grau de certeza de 80%. Se desse outra cor qualquer, não era sangue de certeza absoluta! Mas, a certeza total, a 100%, veio-nos com a formação dos tais cristais de forma prismática, alongados. Eram cristais de HEMINA! Só podia ser sangue!!! Mas… NÃO ERA SANGUE HUMANO!!! Como vimos no microscópio, caro Fialho, as células avermelhadas (Glóbulos vermelhos), tinham núcleo.

Ora, isso acontece em todos os mamíferos, menos no homem!

Não, o Sr. Carneiro sujou-se num dos pedaços de animais existentes no talho!

E aqui tem, caro Fialho. Mande prender o Carlos. Como viu, era um caso bastante fácil! Bastava possuir alguns conhecimentos técnicos e científicos! São sempre úteis na Investigação Criminal… Bem, agora permita-me que me vá embora, pois tenho de ir apanhar o combóio do meio-dia para Lisboa! Se algum dia for a Lisboa, não deixe de passar pela minha casa, em Algés.

Fiquei pasmado, que mal consegui despedir-me do Insp. Fidalgo! Percebem agora porque é que eu estava tão orgulhoso e honrado por assistir à resolução deste caso?

© DANIEL FALCÃO