Autor

Márvel

 

Data

16 de Agosto de 1959

 

Secção

Na Pista do Culpado [15]

 

Competição

Torneio de Homenagem ao Policiário Português

Problema nº 7

 

Publicação

Ordem Nova

 

 

MISTÉRIO ILUSTRADO

Márvel

 

Uma secção policial diferente das demais: os seus problemas são acompanhados por fotografias condizentes, por intermédio das quais o solucionista terá de solucionar o caso. É uma modalidade que merece ser cultivada, para bem de um são desenvolvimento do poder de observação e da argúcia dos «sherlocks». Pela originalidade da ideia, está de parabéns o nosso bom Amigo Álvaro Trigo, e, por a ter aceitado, o magazine onde sai, Benfica Ilustrado.

 

O corpo da jovem estava completamente desfeito. Aliás, que outra coisa seria de esperar após a queda de uma altura de mais de cem metros sobre rochas pontiagudas? O noivo parecia fora de si. Só a muito usto Álvaro Trigo e o chefe Guimarães conseguiram acalmá-lo e induzi-lo a descrever o acontecimento:

– Eu estava a fotografá-la, senhores – disse ele, com visível comoção. – Era a primeira fotografia do rolo. Aconselhei-a a não se colocar num sítio tão perigoso, mas ela não me deu ouvidos. Então, procurei posição, assestei a objectividade e… ela sentiu-se fascinada pela altura a que se achava. Gritei-lhe que desviasse a vista, mas era tarde. Deve ter sentido uma vertigem que a fez cair. Ah!... nem quero recordar-me…

E mergulhou a cabeça nas mãos.

– Entregue-me a máquina, por favor – exigiu o fleumático Álvaro Trigo, com voz gelada.

Quando o rolo foi revelado, pôde examinar a foto de uma jovem cuja única beleza era talvez o sorriso simpático que exibia para o fotógrafo.

– Veja isto, chefe Guimarães – disse Álvaro entregando a fotografia. – Lembra-se do que o outro me disse? Pois repare aqui e diga-me se não estamos ante um autêntico mistério ilustrado… mistério, aliás, com uma solução clara e única.                          

 

PERGUNTA-SE:

– Qual a solução do caso?

– Qual o móbil ou explicação mais evidente a inferir do texto?

 

SOLUÇÃO

© DANIEL FALCÃO