Autor

Márvel

 

Data

25 de Outubro de 1959

 

Secção

Na Pista do Culpado [23]

 

Competição

Torneio de Homenagem ao Policiário Português

Problema nº 10

 

Publicação

Ordem Nova

 

 

Solução de:

NA ESTEIRA DE “SHERLOCK H0LMES”

Márvel

 

O ladrão é… Maria. Acusam-na dois pormenores principais.

a – Se Jacinto estendeu o braço para ajudar a pessoa que seguia imediatamente à sua frente, para a ajudar a descer um degrau e principalmente se a ajuda foi aceite, é bastante claro que a pessoa era uma mulher. Um rapaz não ajudaria outro a descer o degrau, e muito menos o outro aceitaria o que era quase uma ofensa que lhe dirigiam.

b – Disse o pai Castro que não havia ali roupas apropriadas para essa pessoa mudar, salvo se – essa pessoa quiser vestir roupas de homem, claro. Porque ele e o filho eram os únicos habitantes daquela casa e naturalmente só roupas de homem ali existiam.

Como Maria era a única mulher do grupo…

O pormenor que a acusará é o ter atirado o casaco encharcado para cimas da mesa coberta de desenhos a tinta verde e outras. A tinta terá ficado desbotada e fácil será deduzir-se, quando das investigações, quem poderá ter tido ensejo de ali ir, deixando tais vestígios. Além disso, é muito provável que alguns sinais da tinta tenham ficado na fazenda do casaco, e se tal se der uma análise apropriada poderá carregar com outra prova a acusação contra Maria.  

© DANIEL FALCÃO