Autor

Márvel

 

Data

1 de Novembro de 1959

 

Secção

Na Pista do Culpado [24]

 

Competição

Torneio de Homenagem ao Policiário Português

Problema nº 12

 

Publicação

Ordem Nova

 

 

Solução de:

CLUBE DE LITERATURA POLICIÁRIA

Márvel

 

“Pássaro Bisnau” estranhou que o médico precisasse tão concisamente a hora da morte, limitando-se a um exame sumaríssimo e rudimentar ao cadáver. Depois recordou o admirável sangue frio com que a família da vítima recebeu a triste nova, e o resto não foi difícil.

O culpado foi Matias.

«Big-Ben” e Vicente estavam às 4 horas menos três minutos, a uma distância de 5 minutos do “local do crime”, e apenas correndo a bom correr gastariam somente esse tempo. Portanto, não foi nenhum deles.

Logo, foi Matias, contra quem há ainda os seguintes factos:

1 – Tratou de apresentar um álibi para as 4 horas. Logo, sabia que o “crime” teve lugar a essa hora.

2 – Só porque lhe disseram que Manuel fora encontrado morto, falou logo como se ele tivesse sido assassinado. Estranho que se tivesse esquecido da existência de outras alternativas, tais como: acidente, doença súbita, suicídio, etc..

3 – Pelo texto do problema, com facilidade se infere que que as uvas F… se achavam no fundo da quinta. Assim, traiu-se ao desculpar-se que não tinha tempo de ir ao fundo da quinta para cometer o crime e regressar, visto que apenas lhe disseram que o cadáver estava sob as uvas F…, uma qualidade preciosa.

© DANIEL FALCÃO