Autor

M. Constantino

 

Data

Março de 1948

 

Secção

É o leitor um bom detective?

 

Publicação

Altura – nº 10

 

 

 

O SUICÍDIO É INEVITÁVEL!

M. Constantino

 

No silêncio do quarto, o inspector Cláudio acendeu o «Camel» preso no canto dos lábios, baixou-se para examinar o rosto do morto, e voltando-se para os dois homens que o olhavam impassíveis, inquiriu:

- Ninguém tocou em nada?

- Nada, responderam imediatamente.

- Conte-nos então, Mick, o que se passou – volveu, dirigindo-se ao mais alto dos homens. Era este também o mais velho; tinha grisalhos os cabelos, a fronte alta, os olhos dum azul quase pardo. Duros e manhosos.

O visado respondeu:

- Voltava duma viagem de negócios; nada mais natural que quisesse visitar o meu sócio, foi nessa qualidade que aqui vim. Quando entrava, Leonard contou-me o sucedido e nem mesmo entrei, voltei atrás e encontrámo-lo a você à porta. Sim, cheguei aqui às 13 horas; são como sabe 3 e 20 – terminou olhando o relógio.

O inspector puxou do isqueiro para acender o cigarro que se apagara e olhava ora para Mick, ora para o morto. Este último devia ser mais novo que aquele. Está tombado, de bruços sobre o cano do gás com a cara quase encostada ao mesmo. A morte naquelas condições, não demorara muito; as janelas calafetadas, o quarto pequeníssimo, o cano com pelo menos 3cm de diâmetro.

Leonard também apresentava o seu álibi: saíra cedo para levantar uns dinheiros, almoçou fora e entrou em casa quase às 13 horas. Nem teve tempo de Fazer qualquer coisa. Foi direito ao quarto e, verificando a morte do amigo com quem vivia em comum, saíu correndo, e quase bateu com Mick que chegava naquele momento.

Para o inspector Cláudio, era mais que certo estar o caso resolvido, e assim, chamados os polícias da Scotland, o cadáver foi fotografado em todos os sentidos. Contudo, ao removerem-no tiveram uma grande surpresa: debaixo do corpo estava um papel com as letras fatídicas – o suicídio é inevitável.

Souberam mais tarde que fora inegavelmente escrito pelo morto, mas caso curioso, não tinha impressões digitais.

No entanto, todos eram unânimes em afirmar que houvera…

 

1) – Crime ou suicídio? Porquê?

2) – Deve prender-se alguém? Porquê?

 

SOLUÇÃO

© DANIEL FALCÃO