Autor

M. Constantino

 

Data

Julho de 1948

 

Secção

É o leitor um bom detective?

 

Competição

Concurso do Problema Policial

Problema nº 1

 

Publicação

Altura – nº 14

 

 

 

A MALA DESAPARECIDA

M. Constantino

 

Três homens esperavam no hall do Metropolitan de Nova York, Gable, o mais gordo deles, olhava frequentemente para o relógio, enquanto que o mais alto, Moore, fumava nervosamente cigarro após cigarro. Unicamente o terceiro, Holmes, homem pequeno e débil, mostrava completa tranquilidade.

Finalmente o gordo, apontando para alguém que descia dum táxi em frente à porta do grande hotel, gritou:

- Aí está Gordon!

O chamado Gordon, que chegava com uma mala na mão, depois de pagar o táxi, encaminhou-se para os três homens que com tanta impaciência o tinham aguardado.

- Realizei a venda – anunciou com ar triunfante. – Aqui na mala trago os 500 mil dólares.

- Agora – propôs Holmes – toca a depositar o dinheiro no banco quanto antes.

- Infelizmente já não temos tempo – exclamou Gable, mostrando o relógio – é meia hora e o Banco fecha à uma.

- Pois é uma grande maçada ter de conservar tanto dinheiro connosco até segunda-feira! – Observou Moore.

- Realmente não é muito agradável – reconheceu Gable, ao mesmo tempo que se metia no elevador com os companheiros – mas não há outro remédio.

Chegados ao andar onde Gordon tinha reservado os seus aposentos, este despediu-se de Moore, e Gable enfiou o braço no de Holmes e ambos se afastaram pelo corredor.

Um pouco mais tarde, quando desciam no mesmo elevador, Moore perguntou a Gable:

- Porque adiantaste o relógio até às 12.30, se ainda não era meio dia e Gordon tinha tempo de sobra para chegar ao Banco?

Gable franziu o sobrolho, olhou para o moço do elevador e respondeu:

- Melhor seria que não quisesses saber tanto…

 

*   *   *   *   *

 

Naquela mesma noite, quando um paquete ia entregar uma carta a Morgan, encontrou aberta a porta dos seus aposentos. Entrou e viu o hóspede estendido no meio do salão e sem vida.

Chamada a polícia, depressa ficou estabelecido que se tratava de um caso de assassinato; também se verificou que a mala havia desaparecido.

Interrogados os três amigos do morto, soube-se que os 500 mil dólares que a mala continha provinham da venda de uma propriedade que pertencera aos quatro. Também não foi difícil a polícia descobrir que os quatro amigos não se davam bem.

 

Praticada uma busca nos seus aposentos, foi encontrada, no de Gable, a carteira do assassinado. Apesar dos protestos do gorducho, que afirmava não ter estado com Gordon depois da chegada deste ao hotel, foi preso. A suspeita da Polícia, quanto a este, era reforçada pelas declarações do moço do elevador que relatou a conversa que tinha ouvido entre Moore e o preso.

Porém, apesar de tudo, a mala não apareceu. A Polícia estava convencida de que se achava ainda no hotel, pois sabia que nenhum dos três amigos de Gordon havia saído do hotel depois de praticado o crime.

Passaram três dias sem que s e registasse qualquer novidade. Na noite do terceiro dia, o polícia de serviço no hotel, surpreendeu uma sombra fugitiva que saía dos aposentos de Gordon; intimou o intruso a parar e, não sendo obedecido, disparou, ferindo o desconhecido que logo verificou tratar-se de Holmes. Revistado o ferido, encontraram-se-lhe no bolso as chaves de Gordon que, pelo visto tinha ido buscar. Levaram-no para o hospital e lá ficou sob prisão.

Passaram mais três dias, e como Gable, um dos detidos, acusasse Moore de ter, em tempos, pretendido levar Holmes a matar Gordon, acusação que foi confirmada pelo ferido, Moore foi, também, detido como suspeito.

Por um feliz acaso, e quando menos se esperava, poucos minutos após a prisão de Moore, foi encontrada a mala. Achou-se, metida num depósito de água, no sótão do hotel. Tinha duas etiquetas coladas, uma das quais mostrava escrito o nome de Gordon. Havia sido arrombada e estava vazia.

Logo que o inspector encarregado do caso examinou a mala, afirmou peremptoriamente que já sabia quem havia assassinado Gordon.

 

Quem era o criminoso, e em que se baseava o inspector para afirmar que o tinha descoberto?

 

SOLUÇÃO

© DANIEL FALCÃO